O Score de crédito nada mais é do que uma pontuação que em linhas gerais mede o comportamento financeiro de cada consumidor. A pontuação vai de 0 a 1000, indicando o perfil de cada pessoa.
Com base nessa pontuação, quem está cada vez mais próximo de 0, possuí maiores dificuldades financeiras de conseguir algum serviço financeiro, seja um pedir um cartão de crédito, contratar um empréstimo ou realizar um financiamento.
Já os consumidores com pontuação mais próximo de 1000 são aqueles que possuem um perfil considerado mais seguro para a liberação de ofertas financeiras, tendo em vista que o medidor aponta que aquela pessoa é mais responsável com suas finanças.
Dessa forma, podemos compreender que quanto maior a pontuação, mais “fácil” será conseguir algum serviço financeiro, logo, muitas pessoas acabam buscando dicas que podem ajudar a aumentar mais rapidamente o Score.
Dentre essas dicas que supostamente ajudam a aumentar o score de crédito, uma muito conhecida é a possibilidade de colocar o CPF na Nota Fiscal de compra, seja de um mercado, farmácia, etc.
Mas afinal, CPF na nota aumenta o Score?
Muito se escuta que colocar o CPF na nota ajuda a aumentar o score de crédito, tendo em vista que ao fazer essa ação, os órgãos de crédito identificaram que você está fazendo novas compras, evidenciando que você tem condições de manter suas finanças.
Todavia, colocar o CPF na nota para aumentar o score é uma grande furada. Anota aí! Colocar o CPF na nota não ajuda em absolutamente nada para aumentar sua pontuação.
Isso porque, os órgãos de proteção ao crédito não levam em consideração esse tipo de comportamento para medir o seu perfil financeiro.
Veja a seguir o que os órgãos de proteção ao crédito utilizam para medir a sua pontuação de crédito:
O Serasa Score usa outras informações relevantes para a análise de crédito, como:
• Cadastro Positivo (histórico de bom pagador);
• dívidas negativadas;
• consultas ao CPF feitas por terceiros;
• contratos e pagamentos de crédito.
E o que seria uma boa pontuação de crédito?
Normalmente o score é considerado bom, quando o consumidor possui uma pontuação acima de 500. Na verdade, existe um consenso de qual pontuação é compreendida com ruim ou boa, veja:
- 0 a 300: score considerado baixo;
- 301 a 500: score considerado regular;
- 501 a 700: score considerado bom;
- 701 a 1000: score considerado excelente.
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Fonte: Jornal Contábil
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