Incentivar, desenvolver e oferecer suporte para as startups é um dos compromissos do Sebrae. Por isso, ao longo do ano de 2024, a instituição promoveu e apoiou diversos eventos voltados para esse público, como o Startup Summit, o Neon e o Startup Day, que reuniram mais de 64 mil pessoas em cerca de 200 municípios espalhados pelo Brasil.
As iniciativas voltadas para esse público foram intensificadas e pulverizadas pelo país todo e somaram uma base de dados de 17 mil startups. Somente o Programa Startup Nordeste somou quase 3 mil inscrições e pré-acelerou 1,6 mil startups.
Em 2024 foi o ano também do lançamento da primeira edição do Prêmio Sebrae Startups, que contabilizou mais de 3,3 mil empresas inscritas. A premiação teve como objetivo impulsionar a inovação e o desenvolvimento de soluções que contribuem para a transformação econômica e social do país. Além disso, o Sebrae promoveu o lançamento das vitrines de Startups de Impacto Social e Ambiental e das govtechs.
Estamos muito felizes com os resultados alcançados neste ano e queremos ainda mais para o ano que vem! Nossa expectativa é ter 20 mil startups na nossa base, acelerar 800 empresas no Startup Nordeste e ter uma nova edição do Prêmio Sebrae Startups com 5 mil inscritos.
Paulo Puppin, coordenador de programas de Startups e Ecossistemas de Inovação do Sebrae.
Para 2025, Puppin conta que a ideia também é lançar um projeto-piloto para ideação de startups em instituições de ensino superior com 2 mil negócios inovadores ideados.
Internacional
As ações não foram intensificadas apenas no Brasil e o Sebrae trabalhou para fortalecer internacionalmente o ecossistema de startups. Foram US$ 233 milhões em negócios fechados nas iniciativas de internacionalização. O Observatório de Startups, uma plataforma de dados do Sebrae que democratiza o acesso a informações sobre startups, teve 58 mil acessos em 27 países, como EUA, China, Portugal, Israel e Índia.
Fonte: SEBRAE
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