Para quem empreende, alcançar o mercado internacional pode parecer um objetivo distante. No entanto, com o avanço do e-commerce e a crescente globalização, essa oportunidade está cada vez mais acessível para as empresas brasileiras, sobretudo, pela boa reputação que os produtos nacionais têm no exterior.
“O Brasil é muito valorizado lá fora, até mais do que a gente pensa. A APEX Brasil fez uma pesquisa de imagem e identificou o quanto somos bem-vistos internacionalmente por oferecermos produtos e serviços com qualidade. Além de termos vários apelos como a sustentabilidade, biodiversidade e a criatividade do brasileiro. O que nos mostra que precisamos explorar isso e colocar nos produtos, porque é um diferencial nosso”, destacou a representante regional pelo Centro-Oeste da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), Cintia Faleiros.
Com a proposta de apresentar esse contexto para as empreendedoras sul-mato-grossenses, a palestra “Mulheres na Internacionalização” integrou a programação do primeiro dia (26) do Delas Day – maior evento de Mato Grosso do Sul voltado ao público feminino. Na data, Cintia também destacou que, no Estado, o cenário de exportação se torna ainda mais promissor com a implementação da Rota Bioceânica, que conecta o local ao Paraguai, Argentina e Chile, abrindo caminho para o Oceano Pacífico e ampliando as possibilidades de alcançar mercados internacionais.

–
“A chegada da Rota é, certamente, uma oportunidade que as empreendedoras têm de pensarem em levar o seu produto para os outros países e até mesmo em criar soluções para resolver desafios que o corredor bioceânico pode trazer. Irá surgir a necessidade, principalmente, de novos serviços e é preciso ter atenção para perceber isso. Acredito que elas precisam buscar informação e ter a mente aberta para se adequar às necessidades do país para o qual querem exportar, como estar de acordo com as regulamentações e adaptar os produtos para atender o público local”, pontuou a representante da APEX Brasil.
Para apoiar empresas com potencial no processo de alcançar o mercado internacional, o Sebrae oferece suporte. Em parceria com a APEX Brasil, por exemplo, uma das iniciativas disponibilizadas é o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), voltado para micro e pequenas empresas que ainda não fizeram comercialização no exterior ou estão iniciando.
“O primeiro passo para a empresa que quer se internacionalizar é adquirir conhecimento para melhorar o negócio e se adequar às exigências, e nós ajudamos nesse processo, desde a qualificação até a parte mais burocrática, como a obtenção da documentação necessária, e conexão com possíveis compradores. Percebemos que em Mato Grosso do Sul há muitos negócios com potencial. Pela presença do Pantanal e Cerrado, temos produtos relacionados aos biomas, inclusive com indicação geográfica, e esse regionalismo tem grande apelo comercial quando falamos de outros países”, expôs a analista-técnica do Sebrae/MS, Taíse Pereira dos Santos.

–
Novas perspectivas para negócios liderados por mulheres
A palestra sobre internacionalização trouxe novas perspectivas de expansão do negócio para as empreendedoras. Muitas participantes tiveram contato com a temática pela primeira vez, como é o caso de Marluce Dilkin, dona de uma papelaria em Jardim. “Trabalho com produtos personalizados como cadernos e caixas, e me interessei em saber mais sobre exportação, principalmente, porque hoje podemos vender pela internet. Achei muito interessante o tema, abriu a minha mente, já que nunca tinha pensado na possibilidade de vender para outros países”, expôs.
Empreendedoras com interesse em alcançar mercados no exterior também marcaram presença na palestra, como Karol Araújo. Natural de Recife, a empresária adotou Campo Grande como casa há sete anos e decidiu mostrar para os sul-mato-grossenses o delicioso sabor das receitas nordestinas com a criação da “Divino Nordeste”. No espaço, ela produz e comercializa doces típicos como bolo de rolo e biscoito crocante e, neste mês, também agrega no negócio a venda de peças artesanais da região.
“Eu tinha a impressão de que exportar era algo muito grandioso e difícil e, nessa palestra, vi que tem muitas oportunidades que na maioria das vezes a gente não abraça por falta de conhecimento. Então, para mim, foi bastante interessante, principalmente, por perceber que é algo acessível. É obvio que temos que seguir requisitos, mas tenho a meu favor o diferencial dos meus produtos que são regionais e retratam a nossa brasilidade”, ressaltou Karol.
O evento também reuniu empresárias que já venderam para o exterior e desejam ampliar a presença no mercado internacional. Proprietária da Madam Joias, Amauri Raizer, é um exemplo disso. Com a confecção de acessórios em pedras naturais, a empreendedora é acompanhada pelo Sebrae/MS há mais de cinco anos. Atualmente, trabalha na empresa com o foco em internacionalização. Em 2024, por exemplo, participou da Jornada Global do programa Sebrae Delas – voltado para apoiar negócios liderados por mulheres – e teve a oportunidade de participar de uma sessão de negócios internacional no Chile, fruto de uma missão técnica organizada pelo Sebrae.
Para Amauri, estar na palestra foi uma forma de adquirir ainda mais conhecimento sobre a temática. “Tudo o que a gente vê, é uma oportunidade nova e precisamos estar sempre aprendendo. Já participei de vários programas e mandei mercadoria para Portugal e outros países da Europa e agora estou buscando internacionalizar ainda mais. Aprendi muita coisa que pode me ajudar nisso, mas que eu ainda não faço, como utilizar e-commerces para vender meus produtos. Então, sempre temos o que melhorar e a expectativa é grande”, concluiu.

Sobre o Delas Day
O Delas Day é um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), INSTED, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio da FAEMS, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, CMEC, ASSOMASUL, Prefeitura de Campo Grande, TV Morena e Sistema OCB/MS. Com o mote “Jornadas que inspiram novas histórias”, a ação ocorre nos dias 26 e 27 de março, das 13h às 21h, no Bosque Expo, em Campo Grande.
A programação inclui palestras, painéis e workshops que abordam temas como liderança, diversidade, gestão empresarial e oportunidades de expansão e internacionalização, além de rodadas de negócios, atrações culturais e muito mais. O Delas Day é um espaço de inspiração, conexão e aprendizado para mulheres que buscam transformar suas trajetórias profissionais e pessoais. Inscrições e mais informações no site.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui