O projeto visa ampliar o prazo para dedução do Imposto de Renda (IR) de doações destinadas a dois programas de assistência: o Pronon, direcionado para pacientes com câncer, e o Pronas/PCD, direcionado a pessoas com deficiência.
Os programas foram criados por meio da Lei 12.715/2012 e podem receber recursos de pessoas físicas até 2025 e de empresas até 2026. Com a aprovação do projeto, as doações e patrocínios poderão ser deduzidos do Imposto de Renda até 2029, respeitando o limite de 1% do imposto devido.
Será preciso aguardar a tramitação da proposta, é necessário destacar que ela foi aprovada em uma a comissão da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa ser avaliada por mais comissões e pelo Senado Federal.
Aprovação
Foi aprovado um texto substitutivo (com alterações) apresentado pelo relator, deputado Jorge Solla (PT-BA), ao Projeto de Lei 6231/2019, de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-PR), e outros quatro projetos apensados.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Solla destacou a importância da renovação do benefício a cada cinco anos, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O deputado explicou que a Comissão de saúde decidiu não tornar permanente, pois isso seria inviável financeiramente e orçamentariamente.
Leia também:
- Comissão aprova a prorrogação da dedução do IR para doações a programas de saúde
- 25 de Abril: Reconhecendo os Heróis: Os Profissionais da Contabilidade do Brasil
- MEI: mudança no limite de faturamento tem data marcada?
- INSS comunica que nem todo segurado receberá o 13°. Veja motivo
- Quantas pessoas devem receber a restituição do IR 2025 no 1º lote?
Tramitação do projeto que prorroga dedução do IR para doações a programas de saúde
O Projeto de Lei 6231/19 ESTÁ tramitando em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas seguintes comissões:
- Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Finanças e Tributação; e
- Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Leia também: Quantas pessoas devem receber a restituição do IR 2025 no 1º lote?
O projeto em caráter conclusivo significa que se a proposta for aprovada nas comissões, ela segue diretamente para o Senado sem precisar ser analisada pelo Plenário da Câmara. A tramitação em caráter conclusivo pode mudar se 52 deputados recorrerem, aí o projeto vai para o Plenário.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O post Comissão aprova a prorrogação da dedução do IR para doações a programas de saúde apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil