A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estende a proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao Microempreendedor Individual (MEI).
Com a medida, o MEI será tratado como consumidor mesmo quando comprar produtos ou serviços para usar em sua empresa. Hoje, o CDC só se aplica a quem compra algo para uso próprio, sem a intenção de revender ou ter lucro.
Leia também:
- Aposentadoria do MEI: veja melhor estratégia para fugir do salário mínimo
- Comissão aprova projeto que protege MEI com regras do código do consumidor
- IRPJ e CSLL Trimestrais: Receita Federal proíbe vinculação de créditos na DCTFWeb
- STF decide hoje limite para multas fiscais que atingem setores como energia, indústria, comércio, logística e importação
- Como será a transição da Reforma Tributária a partir de 2026?
O relator do projeto, deputado Augusto Coutinho, afirma que essa medida segue o que já é entendido pelos tribunais e traz segurança jurídica. O deputado Alberto Fraga, autor da proposta, também incluiu um ponto importante no texto: ele esclarece que o MEI é uma pessoa física, mesmo tendo um CNPJ.
Para se tornar lei, o projeto precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Após aprovação na Câmara, a proposta segue para o Senado
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O post Comissão aprova projeto que protege MEI com regras do código do consumidor apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil