Por Maria do Carmo Nóbrega
Comunicação CFC
Ao dar cumprimento à agenda de reuniões, a coordenação do Comitê Científico do 21º CBC está reunida na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), para acertar os últimos detalhes da programação e para elaborar as ementas que irão compor os painéis e palestras do Congresso, a ser realizado no período de 15 a 18 de novembro de 2020, na cidade de Balneário Camboriú (SC).
De acordo com o coordenador do Comitê Científico, Ernani Ott, “estamos reunidos hoje para complementar a etapa de fechamento dos painéis e palestras, confirmando e realizando as alterações necessárias. Além disso, vamos elaborar as ementas que comporão cada atividade.”
Estão presentes na reunião os professores Ernani Ott, coordenador; Márcia Martins Mendes de Luca, vice-coordenadora; e Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.
Desde o ano passado, o Comitê Científico do 21º CBC, que foi instituído pela Portaria CFC n.º 121, de 23 de maio de 2019, vem se reunindo para definir e aprimorar as estratégias que envolvem a elaboração de artigos científicos.
Entre suas principais funções, destacam-se: incentivar a elaboração de trabalhos científicos e técnicos; receber os trabalhos, enquadrá-los no temário ou recusá-los; examinar os trabalhos aceitos, elegendo os que serão apresentados no Congresso; gerenciar o processo de avaliação dos trabalhos científicos e técnicos; eleger os trabalhos a serem premiados no CBC; produzir os anais dos trabalhos aprovados; e elaborar o relatório técnico final, com as conclusões e as recomendações das sessões técnicas.
O Comitê voltará a se reunir, em abril 2020, para dar andamento às demais etapas, como a realização de um treinamento para os membros do Comitê Científico que vão operar com o sistema. Segundo Ott, “cada membro é encarregado de uma área para onde serão submetidos os artigos via sistema”.
Premiação – Os três melhores trabalhos científicos e os três melhores trabalhos técnicos apresentados no 21º CBC serão premiados ao final do Congresso. Os prêmios são de R$10 mil, para os primeiros lugares; de R$8 mil, para os segundos; e de R$6 mil, para os terceiros das duas modalidades.
Consultores ad hoc – Conforme o Regulamento do 21º CBC, os artigos serão avaliados por pelo menos dois consultores ad hoc pelo sistema double blind review, sob a coordenação do Comitê Científico.
Os artigos científicos serão avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, da análise dos resultados e das conclusões.
Os artigos técnicos, por sua vez, serão avaliados quanto à aplicação prática do conhecimento, contribuição para a profissão contábil, qualidade da análise dos resultados e das conclusões.
Os autores dos melhores artigos científicos serão convidados a submetê-los ao Fast Track da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) e dos melhores artigos técnicos ao Fast Track da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).
Programação – Conforme a programação, o evento contará com um total de até 264 atividades técnico-científicas. Estão previstos dois auditórios para apresentação de até quatro artigos simultâneos. Essas apresentações serão realizadas a cada 30 minutos, nos horários das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30, totalizando, nos três dias de evento, até 144 apresentações.
Já para as sessões de pôsteres, será disponibilizado um estande na feira de negócios, para exposição e discussão dos artigos em horário pré-estabelecido.
Conforme a programação proposta para os painéis, haverá dois auditórios, de 600 lugares cada, para duas apresentações simultâneas, nos horários das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Com isso, o Congresso contará com 24 painéis nos três dias de evento. Já no auditório principal, estão previstas três palestras por dia, nos horários das 14h às 15h30, das 16h às 17h30 e das 18h às 19h30.
Além disso, segundo a Coordenação do Comitê Científico, todos os auditórios serão utilizados para a realização de fóruns e encontros, no horário das 9h30 às 12h. A programação desses eventos, porém, está a cargo da Comissão Organizadora do 21º CBC.
Para a vice-coordenadora do Comitê, professora Márcia Martins Mendes De Luca, a programação foi cuidadosamente trabalhada e alinhada ao lema do Congresso. “Procuramos abranger todas as áreas, tentando atender a todos os públicos”, afirmou.
Já a professora e contadora Jaqueline Veneroso Cunha afirmou, por sua vez, que os Congressos Brasileiros de Contabilidade atraem muitos profissionais pela qualidade dos temas apresentados. Na opinião da contadora, três pontos podem colaborar para o incentivo à submissão de artigos: “1) o autor pode apresentar os resultados de sua pesquisa; 2) ele saberá que seu trabalho será avaliado por pessoas altamente capacitadas e cuidadosamente escolhidas; e 3) e ele atenderá a uma satisfação pessoal”.
Previsão total de artigos – De acordo com a coordenação, a expectativa é de que sejam recebidos em torno de 500 artigos, número próximo ao do Congresso anterior, realizado em Fortaleza (CE).
Inscrições – As inscrições para o evento já estão abertas: clique aqui.
Submissão de Artigos – O prazo para submissão de artigos para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade está aberto. Desde o dia 25 de novembro, o sistema está ativo para o envio dos trabalhos. O prazo final para a submissão de trabalhos é o dia 8 de maio, e a divulgação do resultado está prevista para 28 de julho de 2020.
De acordo com Ernani Ott, é primordial que os articulistas encaminhem seus artigos ao longo do período estabelecido, não deixando para submetê-los somente no último dia. “Não deixem para encaminhar os artigos na última hora. Trabalhem, desde já, com muita calma, para que, dessa forma, seu artigo faça a diferença”, recomenda.
Para conhecer o regulamento, as áreas temáticas e saber mais detalhes sobre a submissão de artigos: clique aqui.
A seguir as datas referentes à submissão de trabalhos ao 21º CBC:
25/11/2019 | Abertura de recepção de artigos. |
8/5/2020 | Encerramento da submissão de artigos. |
28/7/2020 | Divulgação dos resultados. |
Áreas temáticas – Desenvolvidas em sintonia com o lema do Congresso – ‘Ser Contábil: humano, digital e ético’–, as áreas temáticas definidas visam orientar o desenvolvimento de pesquisas, refletindo questões atuais relacionadas à contabilidade e propondo discussões para o aprimoramento da Ciência Contábil.
Os autores de artigos científicos e técnicos devem ficar atentos às áreas temáticas e às respectivas abordagens.
As áreas temáticas e suas abordagens são:
Áreas temáticas
Auditoria e Perícia
- Asseguração (assurance);
- Auditoria como mecanismo de governança;
- Auditoria interna e externa;
- Auditoria de Tecnologia da Informação;
- Gestão de riscos na auditoria;
- Normas de auditoria;
- Relatório de auditoria;
- Fraudes e erros;
- Mediação e arbitragem;
- Perícia judicial e extrajudicial;
- Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito;
- Educação profissional continuada do auditor e do perito.
Contabilidade Financeira
- Reconhecimento, mensuração e evidenciação;
- Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil;
- Teoria da Contabilidade Financeira;
- Efeitos de mudanças das normas contábeis;
- Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas;
- Análise das demonstrações contábeis;
- Finanças corporativas e Contabilidade;
- Governança corporativa e Contabilidade.
Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor
- Auditoria pública;
- Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos;
- Controladoria na gestão pública;
- Evidenciação de informações à sociedade;
- Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;
- Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental;
- Custos no setor público e no Terceiro Setor;
- Desempenho do setor público e do Terceiro Setor;
- Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor;
- Regulamentação das entidades do Terceiro Setor.
Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
- Desempenho e sustentabilidade corporativa;
- Gestão e contabilidade ambiental;
- Gestão da responsabilidade social corporativa;
- Indicadores sociais e ambientais;
- Relatórios de sustentabilidade;
- Relato integrado.
Contabilidade Tributária
- Estudos de tributação em um país e entre países;
- Tributação internacional;
- Planejamento tributário;
- Governança tributária;
- Reforma tributária;
- Incentivos fiscais;
- Regimes de tributação;
- Tecnologia e tributação;
- Elisão e evasão fiscal;
- Fraudes tributárias.
Contabilidade Gerencial e Controladoria
- Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial;
- Controladoria e sistemas de apoio à decisão;
- Controladoria e gestão de riscos;
- Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial;
- Gestão estratégica de custos;
- Sistemas e métodos de custeio;
- Planejamento estratégico e operacional;
- Instrumentos de planejamento e controle;
- Avaliação de desempenho e plano de incentivos;
- Inovação em contabilidade gerencial;
- Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.
Educação e Pesquisa em Contabilidade
- Análises crítico-metodológicas da produção científica;
- Avaliações institucionais e de curso;
- Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor;
- Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento;
- Estruturas curriculares;
- Estudos bibliométricos e sociométricos;
- Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa;
- Normas internacionais de educação em Contabilidade;
- Processo de ensino-aprendizagem.
Temas Livres
- Assuntos relacionados à contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.
Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui