Por Ana Luísa Mocena, sob supervisão de Daniel Guerra
Comunicação CFC

Comitê de Gestão e Governança Digital avança em importantes temas para o Sistema CFC/CRCs

No dia 6 de novembro, o Comitê de Gestão e Governança Digital do Sistema CFC/CRCs se reuniu no plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com a presença de gestores do CFC e dos CRCs do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Com o objetivo de debater e estruturar a governança, as discussões abordaram conteúdos fundamentais para o avanço das práticas, como por exemplo a implementação das diretrizes no Sistema.

As redações de dois documentos foram aprovadas na reunião: o Regimento Interno do Comitê e o
Plano de Dados Abertos. A Carta de Governança de TI do CFC (que será usada de base para os CRCs montarem as suas respectivas cartas), por sua vez, terá alguns tópicos reavaliados em audiência restrita, para posterior aprovação na reunião de presidentes de dezembro. Outros assuntos debatidos foram o projeto do Domicílio Eletrônico (D-e), as atualizações no EFD-Reinf e as melhorias do CRC Digital.

Comitê de Gestão e Governança Digital avança em importantes temas para o Sistema CFC/CRCs

O presidente em exercício do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, destacou a importância do intercâmbio de ideias para o pleno desenvolvimento da governança no Sistema. “Como uma visão de futuro, queremos estabelecer uma central única de inovação e tecnologia que contemple uma linguagem unificada, onde todos nós saibamos qual é a direção, a estrutura, os serviços e as estratégias para ofertar as melhores entregas”, resumiu.

Pix

Uma das principais novidades debatidas na reunião foi o projeto PIX no Sistema CFC/CRCs. Em desenvolvimento, a iniciativa contempla três fases: Impressão do QR CODE (PIX) no boleto emitido pelo Site do CRC (1); Impressão do QR CODE (PIX) no boleto emitido diretamente no CRC (2) e Recebimento do Pagamento instantâneo (PIX) emitido pelo Profissional diretamente no Site do CRC (3).

O objetivo é tornar o mais unificado possível no Sistema tanto o trâmite de geração e pagamento pela tecnologia pix, como o recebimento pelo CFC e pelos CRCs.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui