O Score é uma forma de avaliar o consumidor por meio de uma pontuação que vai de 0 a 1000, mostrando quais são as suas chances de pagar suas contas em dia. É um modelo estatístico voltado para a análise de risco de crédito a partir de informações como consultas ao CPF, histórico de pagamento de crédito, dívidas e outras.

Quem tem um Score alto, tem mais chances de conseguir um cartão de crédito, empréstimos, financiamentos de carro ou casa. E o que é melhor, com juros menores.

Já o cidadão com um Score baixo, representa para o mercado um risco maior. Em alguns casos, ele até consegue um empréstimo, mas terá que arcar com taxas de juros altas.

Por isso, de uns tempos para cá, o consumidor vem tentando entender como funciona o Score e como aumentá-lo.

Para você entender melhor, o Score, segundo o Serasa,  é como um espelho dos hábitos financeiros do cidadão.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um “jeitinho” para fazer o seu Score aumentar da noite para o dia. Na verdade, o que ajuda a aumentar o Score é ter boas práticas e comportamentos financeiros que você pode adotar agora mesmo. 

Mudando a sua postura será um grande passo para aumentar a sua pontuação de crédito ao longo do tempo, que pode acontecer até mesmo em 30 dias ou menos.

Dicas práticas para aumentar o Score do CPF

Existem empresas que prometem aumentar o seu Score de maneira rápida, é aí que você vai precisar tomar cuidado. Essa prática é uma verdadeira cilada. Não aceite esse tipo de proposta e também não pague a alguém com o objetivo de aumentar seu Score.

O melhor caminho é você consultar o Serasa Score e tirar as dúvidas necessárias. Existe um manual oferecido pela instituição que vai ajudar você a entender o seu Score e aumentar a sua pontuação.

Quanto tempo demora para aumentar o Score?

O consumidor precisa entender como funciona o cálculo para aumentar o seu Score e o tempo que leva para isso acontecer.

Uma boa maneira para o Score aumentar é pagar as contas em dia e buscar crédito com moderação. Pegar muitos empréstimos ou cartões de crédito simultaneamente, por exemplo, pode afetar negativamente a pontuação.

O Serasa não interfere na liberação de um empréstimo ao consumidor. A decisão de conceder é exclusiva da instituição financeira.

Veja os critérios que são considerados pelo Score

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a pontuação:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;
  • Crédito contratado;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Cadastro Positivo

O uso do Cadastro Positivo também pode impactar na pontuação de crédito. Essa é uma ferramenta que reúne informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet.

Desta forma, o credor fica sabendo quando os pagamentos foram efetuados por você, melhorando desta forma o seu histórico. Com isso, os registros ultrapassam apenas as dívidas não pagas.

O post Como aumentar o Score do CPF e melhorar minha pontuação? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui