Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A conta gov.br é uma forma de identificação criada pelo governo federal para a população conseguir acessar alguns serviços públicos digitais.

Utilizando a Conta gov é possível ter acesso a serviços como a carteira de trabalho digital, Enem, serviços do SUS, entre outros.

Leia este artigo até o final e aprenda como criar a sua conta gov.br!

Quais serviços posso acessar com essa conta?

A conta gov.br foi criada em junho de 2019, por meio do decreto 9.756/19, com a finalidade de unificar diversos canais previstos no decreto.

Por meio dela, é possível acessar diversos serviços públicos digitais.

Saiba em quais situações será preciso utilizar a sua conta gov.br:

  • Apresentar pessoalmente os seus documentos digitais, como CPF e CNH digital, quando você for solicitado;
  • Acessar a sua declaração pré-preenchida de imposto de renda (IRPF) por meio do E-CaC;
  • Inscrever-se no ENEM, SISU, FIES, PROUNI dentre outros serviços de Educação e Pesquisa;
  • Para acessar o portal do eSocial para emitir a guia de previdência social do empregado (GPS);
  • Emissão e consulta da Carteira de Trabalho Digital;
  • Realizar sua Prova de Vida digital utilizando o reconhecimento facial no aplicativo gov.br;
  • Acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para consultar o licenciamento dos seus veículos, suas infrações e ter em mãos a CNH digital;
  • Consultar e apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da ANAC;
  • Acessar serviços do SUS através do ConecteSUS (vacinas, exames, medicamentos e histórico de saúde);
  • Assinar documentos digitais com a assinatura eletrônica avançada gov.br;
  • Consultar documentos militares como o certificado de dispensa de incorporação, de reservista, de alistamento militar;
  • Acessar o portal do Meu INSS para agendar perícia, solicitar extrato de contribuição CNIS, pagamento de benefícios, simular aposentadoria;
  • Assinar livros empresariais e documentos digitais no registro de atos para enviar às juntas comerciais de diversos estados;
  • Fazer denúncias e críticas no Fala.br;
  • Acessar diversos serviços estaduais.

Leia também: Conheça As Novidades Do Imposto De Renda Em 2023

Como criar uma conta gov.br?

Para criar sua conta bastar baixar o aplicativo gov.br ou acessar o site do governo federal, basta:

  •  Clicar em “Entrar com gov.br”;
  • Digitar seu CPF; e 
  • Clicar em “Continuar”. Se você não possuir uma conta gov.br, será direcionado para criar uma.
  • Fique tranquilo, você será direcionado em todos os detalhes, portanto, não se preocupe.

Leia também: INSS: Como Solicitar O Auxílio-Acidente?

Uma dica

Se o cidadão possuir CNH ou biometria facial no TSE, será possível realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. 

Se você conseguir realizar o cadastro do reconhecimento facial, sua conta já será criada no nível Ouro ou Prata, para saber se tudo ocorreu bem, basta conferir se na tela aparece a mensagem de sucesso.

 Se você  não tem CNH ou biometria no TSE, você poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados, desta maneira, a sua conta será Prata.

O post Como criar uma conta gov.br? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui