O Nire quer dizer o Número de Identificação do Registro de Empresas através dele é possível que uma empresa comprove sua existência e exerça suas atividades empresariais no Brasil.
O número do NIRE é composto por 11 dígitos composto pela Unidade de Federação, com o tipo de empresa, juntamente a 1 dígito verificador.
Embora o Número de Identificação do Registro de Empresas tenha passado a ser facultativo para as empresas, essa é uma informação de grande relevância, pois pode representar benefícios ao negócio como:
- a proteção do nome empresarial;
- a autorização para venda de mercadorias;
- a participação em licitações públicas, e a
- emissão de nota fiscal.
Sabendo dessa importância o Jornal Contábil hoje te explica como descobrir o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) do seu negócio.
Para que serve o NIRE?
É por meio do número de registro que o ocorre as alterações referentes aos dados no CNPJ da empresa, sendo as mudanças:
- Mudanças no nome fantasia e valor capital social;
- Acrescentar ou modifique as atividades cadastradas na empresa;
- Acrescentar informações como documento de identidade, telefones para contato; e-mail, endereços comerciais ou residencial, etc.
Além disso, o Nire também pode ser solicitado pelos fornecedores como meio de verificar o funcionamento legal do negócio, não possui o Número de Identificação do Registro de Empresas pode levar um fornecedor a recusar um contrato de prestação de serviço, por exemplo.
Nire não é a inscrição estadual
É comum que o Nire seja confundido com a inscrição estadual, porém, o Número de Identificação do Registro de Empresas e a Inscrição Estadual não são a mesma coisa.
Afinal a Inscrição Estadual se refere ao registro da empresa no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que dá permissão para que a empresa possa comercializar produtos ou serviços sendo realizada na Secretaria Estadual de Fazenda.
Como descobrir o NIRE de uma empresa?
Para identificar qual é o número de registro de uma empresa será necessário pedir a certidão da mesma disponibilizada pela Junta Comercial do estado onde o negócio atua.
Também é possível localizar o número por meio da ‘internet’ por “login” e senha no site da Junta Comercial.
Para isso será necessário gerar a Certidão Simplificada, nela constará informações cadastrais do CNPJ, além do NIRE vinculado ao registro. Essa informação também se encontra no Contrato Social, Estatuto Social, ou afins, no caso das empresas registradas na Junta Comercial.
No que lhe concerne, as empresas registradas em cartórios ou na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o NIRE pode ser encontrado no selo do cartório ou da OAB, assim como no documento de constituição registrado da empresa.
No caso do MEI (microempreendedor individual), basta acessar o Portal do Empreendedor, através das informações de registro como o CPF do microempreendedor e sua data de nascimento, para ter acesso ao Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Como descobrir o NIRE de uma empresa? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui