Apesar de ser um momento muito delicado e que tentamos evitar ao máximo, estar endividado e com pendências financeiras faz parte da vida de milhares de pessoas.
Essa situação fica ainda mais complicada quando a pessoa possui um veículo financiado, afinal, os altos juros atrelados e o momento de crise econômica do país podem fazer com que a parcela do financiamento pese no bolso do cidadão, onde, devido aos atrasos e o acumulo de juros a divida de torne “impagável”.
Contudo, quando o cidadão adquire um veículo financiado, o mesmo realiza um contrato com o banco em que consta o seu veículo como garantia até que o financiamento seja totalmente pago.
Logo, quando o financiamento não é pago e o cidadão está com parcelas em atraso, o banco poderá acionar a justiça para solicitar a busca e apreensão do seu veículo.
Nesse sentido, hoje explicaremos exatamente o que você deve fazer para consultar se o seu veículo já está com pedido de busca e apreensão.
Como descobrir se meu veículo está com busca e apreensão?
Antes de explicarmos como consultar se o seu veículo já está com mandado de busca e apreensão, é preciso esclarecer que primeiro o banco envia uma notificação para que o consumidor quite as parcelas em atraso.
Entendido a questão anterior, para realizar a consulta de busca e apreensão do veículo o primeiro passo é acessar o site do Tribunal de Justiça do seu Estado.
Vale lembrar que mesmo que cada Estado possui um site e sistema diferente, a lógica por trás da pesquisa é sempre a mesma (abaixo deixaremos o site do Tribunal de Justiça de todos os Estados).
Nesse sentido, ao acessar o site do Tribunal de Justiça do seu Estado, haverá uma opção de consulta, em que terão várias opções de pesquisa.
Nessa parte você deverá selecionar “nome da parte” e digitar seu nome completo e em seguida clicar em pesquisar, vale lembrar que também é possível fazer a consulta pelo seu CPF ou CNPJ.
Ao realizar a pesquisa serão exibidos todas as ações que foram ajuizadas aos quais você está vinculado.
O grande problema aqui, é que muitas vezes os bancos podem colocar o processo em segredo de justiça, dessa forma não sendo possível a consulta por terceiros.
Assim, mesmo ao realizar a consulta pode acontecer de não aparecer nenhum processo, mesmo que o banco já tenha ajuizado a ação.
Nesse sentido, somente com o apoio de algum advogado é que será possível identificar a consulta processual.
Contudo, caso você realize a pesquisa e descubra que existe um processo de busca e apreensão contra você, será necessário buscar a ajuda de um advogado, para a análise do caso, assim como também será possível entrar em contato com a instituição financeira para tentar resolver essa questão.
Lista de tribunais de Justiça
Confira a seguir o site do Tribunal de Justiça de todos os Estados do país:
- Tribunal de Justiça – Acre
- Tribunal de Justiça – Alagoas
- Tribunal de Justiça – Amapá
- Tribunal de Justiça – Amazonas
- Tribunal de Justiça – Bahia
- Tribunal de Justiça – Ceará
- Tribunal de Justiça – Distrito Federal
- Tribunal de Justiça – Espírito Santo
- Tribunal de Justiça – Goiás
- Tribunal de Justiça – Maranhão
- Tribunal de Justiça – Mato Grosso
- Tribunal de Justiça – Mato Grosso do Sul
- Tribunal de Justiça – Minas Gerais
- Tribunal de Justiça – Paraná
- Tribunal de Justiça – Paraíba
- Tribunal de Justiça – Pará
- Tribunal de Justiça – Pernambuco
- Tribunal de Justiça – Piauí
- Tribunal de Justiça – Rio Grande do Norte
- Tribunal de Justiça – Rio Grande do Sul
- Tribunal de Justiça – Rio de Janeiro
- Tribunal de Justiça – Rondônia
- Tribunal de Justiça – Roraima
- Tribunal de Justiça – Santa Catarina
- Tribunal de Justiça – Sergipe
- Tribunal de Justiça – São Paulo
- Tribunal de Justiça – Tocantins
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui