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Um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa ocorre quando um familiar próximo vem a falecer, além de ser uma situação muito delicada, existem ainda certas informações que se perdem pelo caminho.

Dentre essas informações que se perdem pelo caminho, uma informação muito importante que os familiares próximos devem se atentar está na possibilidade de o familiar ter deixado algum seguro de vida.

Nesse sentido, é mais que comum que os familiares próximos ao falecido se perguntem se o mesmo deixou algum seguro de vida, ou ainda como descobrir se o falecido deixou algum seguro.

Como descobrir se o falecido deixou seguro de vida?

Descobrir se o falecido deixou algum seguro de vida para os familiares é muito importante, isso porque os familiares estarão pleiteando um direito que é deles, deixado pelo falecido.

No entanto, muitas vezes, o mais difícil para algumas pessoas é descobrir se o mesmo acabou deixando algum seguro de vida e também quem são os beneficiários deste seguro.

Caso você suspeite da possibilidade do falecido ter deixado algum seguro de vida, é extremamente importante que você busque informações sobre essa questão.

No entanto, para identificar ao certo as questões sobre o seguro de vida você deverá começar a seguir algumas pistas, como, por exemplo:

  • Verificar se existe alguma conta bancária do falecido, onde há um débito automático de valor que possa ser do seguro de vida;
  • Procurar em contracheques alguma indicação, pois, as parcelas do seguro podem ser pagas desta maneira;
  • Pesquisar nas agências onde o falecido tinha conta bancária e questionar sobre uma possível existência do seguro;
  • Procurar informações junto a empresa em que o falecido trabalhou;
  • Entrar em contato com o corretor que atenda a família (caso exista);
  • Entrar em contato com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e questionar sobre a existência de algum seguro.

Existe também a possibilidade de consultar a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros.

No Susep, através do número de CPF da pessoa falecida, é possível identificar se existe algum seguro registrado no nome do falecido. Após consulta, caso seja identificado o seguro é necessário entrar em contato com a seguradora e dar entrada na documentação.

Documentação para recebimento

A melhor maneira de descobrir qual a documentação necessária para o recebimento do seguro, é entrando em contato com a seguradora, no entanto, a documentação mais comum solicitada é a seguinte:

  • Certidão de óbito;
  • CPF;
  • Documento de identificação;
  • Nome completo do falecido.

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Fonte: Jornal Contábil
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