Com o surgimento de novos bancos digitais e diversas ofertas sendo feitas a todo momento, muitas vezes podemos ficar em dúvida se a instituição que oferece os produtos é realmente real.
Até poucos anos atrás tínhamos conhecimento apenas dos bancos mais “tradicionais” como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e mais algumas poucas opções.
No entanto, com o passar dos anos e os avanços da internet hoje é possível ter acesso a diversos bancos digitais que muitas vezes nunca ouvimos falar.
Além disso, outras tantas vezes acabamos recebendo novas ofertas e propostas de instituições financeiras que também acabamos desconhecendo.
Nesse sentido, com novos bancos e produtos ofertados a todo momento, acabamos ficando atentados a aceitar, seja uma possibilidade de empréstimo, um cartão de crédito ou condições especiais.
Contudo, antes de você topar qualquer proposta super tentadora de modo a evitar possíveis golpes e fraudes, na dúvida a regra é clara, não faça!
Como descobrir se a instituição financeira é real
A primeira regra e mais importante que você deve seguir é, na dúvida sobre a realidade daquela oferta, daquele produto, daquela instituição financeira ou banco, não faça!
Caso você não tenha conhecimento sobre aquilo, o primeiro passo é pesquisar se aquela instituição financeira é real e se ela é autorizada pelo Banco Central.
Uma boa maneira de pesquisar se a instituição bancária é real é através de um sistema de consulta do Banco Central que permite identificar se a instituição é autorizada ou não para operar no Brasil.
Veja como consultar se o banco é autorizado a operar no próprio site do Banco Central:
- Acesse o site do Banco Central;
- Digite o nome do banco ou instituição financeira no campo “Nome da instituição” e clique em “Pesquisar”. Os demais campos para preenchimento são opcionais.
Na tela será exibido uma lista com o nome do banco ou instituição financeira que você busca informação. Caso seja autorizada ela será exibida, caso não seja autorizada, não aparecerão informações.
A busca também pode ser feita por segmento, nome da instituição, CNPJ, estado e município, vale lembrar que não é necessário preencher todas as informações, apenas uma delas já é suficiente.
Em caso de dúvidas também é possível realizar a consulta pelo assistente virtual do Banco Central, para isso basta clicar no ícone de chat no final da página ao lado direito.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui