*Rodrigo Padilha
Em uma tradução literal, mindset significa “configuração mental”. Trata-se, resumidamente, da forma como enxergamos o mundo e reagimos às mais diversas situações que enfrentamos diariamente.
Assim, o modo como nossa mente funciona está em constante mudança, uma vez que é resultado das nossas experiências, uma combinação entre nossas crenças e valores. Nesse sentido, quando falo em mindset empreendedor, me refiro a literalmente “virar a chave”. É sair de uma posição passiva e passar a, de fato, pensar como um empreendedor, como alguém que coloca a mão na massa e age em prol dos seus objetivo, do seu próprio negócio.
Pode parecer motivacional, mas o fato é que todos aqueles que desejam se tornar empreendedores bem sucedidos devem se preocupar com o seu mindset, e mudá-lo sempre que necessário, pois é essa mudança de postura que faz as coisas andarem e saírem do papel.
Pense: você prefere ser daqueles que ficam inventando desculpas para justificar o fato de não correr atrás dos seus objetivos ou prefere levantar e fazer alguma coisa que possa, efetivamente, deixá-lo mais perto de se tornar realidade?
Como conquistar um mindset empreendedor?
1. Defina um propósito
Reflita sobre qual é o objetivo do seu negócio, em que patamar você quer chegar e quem você pretende atingir com suas ações. Responder a esses questionamentos ajudará você definir o seu propósito e a ter certeza de que é realmente possível que o seu empreendimento seja bem sucedido.
2. Não deixe para depois
Quando se trata de abrir um novo negócio, é importante ter em mente que a perfeição é algo inalcançável. Portanto, em vez de ficar dando voltas e mais voltas por conta de pequenos detalhes, parta logo para a ação. Saiba que é possível fazer correções, se necessárias, ao longo do caminho.
3. Aprenda com seus erros
Pessoas com mindset empreendedor são aquelas que erram, analisam no que erraram e tiram proveito dessa situação para melhorar e aprender. Afinal, empreendedores não têm tempo a perder.
4. Saiba o que você está disposto a perder
A prosperidade de um empreendimento vem, muitas vezes, acompanhada de renúncias. O caminho para o sucesso é assim, infelizmente. Por isso, tenha bastante claro o que você está disposto a renunciar, caso – ou quando – esse momento vier: é o seu tempo? Seria o seu dinheiro? São suas relações sociais?
Repare, no entanto, que, para que isso não saia de controle, é preciso saber também estabelecer limites e saber quando parar.
5. Mantenha-se focado
Novas oportunidades, dificuldades e ameaças surgem a todo instante, e as pessoas com mindset empreendedor devem tirar essas distrações do caminho e manter o foco. Claro, isso não significa descartar tudo o que aparecer à sua frente, mas mantenha-se fiel aos seus objetivos e tente não desviar do caminho que você traçou.
Rodrigo Padilha: Formado em Comunicação Social/Marketing e Direito, Rodrigo Padilha iniciou a sua carreira no Direito na década de 90 em um escritório de advocacia. No início dos anos 2000, começou a dar aulas de Direito Constitucional. Na época resolveu quebrar um paradigma, dar aulas mais divertidas, leves, sem perder a verticalidade.
O post Como desenvolver um Mindset empreendedor apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.