Como emitir nota fiscal MEI?

O microempreendedor individual não é obrigado a emitir para pessoas físicas, mas para pessoas jurídicas sim. O modo de emissão de Notas Fiscais varia de cidade para cidade.

Mas vamos te mostrar informações gerais para emitir a sua Nota Fiscal sendo MEI. Se você é MEI e precisa emitir nota fiscal de serviço ou de venda, provavelmente tem alguma dúvida sobre esse assunto.

Continue conosco e saiba mais sobre o assunto.

Tipos de notas fiscais

A nota fiscal é o documento que registra todas as compras e vendas de um negócio. Existem diversos tipos de notas mas aqui vamos falar sobre as principais, confira.

Nota fiscal avulsa (NFA)

Esse tipo de NF serve como comprovante de uma transação comercial. Ela é indicada para empreendedores sem CNPJ, para empresas com baixo volume de emissão de notas, ou desobrigadas a gerá-la em toda negociação, como o MEI.

Nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e)

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) é um comprovante voltado para perfis de empreendedores que não realizam processos de vendas com frequência, ou para aqueles que não têm como obrigação a emissão da Nota Fiscal de Produto (NF-e) e de Serviço Eletrônica (NFS-e).

Nota fiscal eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente. Sua função é registrar uma operação de trânsito de mercadorias ou uma prestação de serviços entre duas partes.

Nota fiscal de venda ao consumidor (NFC)

A NFC consiste em um documento fiscal eletrônico gerado diretamente para o consumidor final. Ele substitui o cupom fiscal e a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, comumente utilizados no varejo brasileiro.

Nota fiscal de venda ao consumidor eletrônica (NFC-e)

A NFC-e é o modelo digital da NFC, mas para usar esse formato é preciso que a empresa esteja cadastrada como uma atividade de comércio varejista, e ter certificado digital.

Como gerar a Nota Fiscal MEI?

Para emitir uma nota fiscal você deve fazer o cadastro no sistema de nota fiscal do seu estado. Como foi dito no inicio do artigo esse processo muda de estado para estado.

Mas no geral você deve, fazer um credenciamento na Secretaria da Fazenda da sua cidade e Cadastrar seu CNPJ como emissor de notas fiscais.

Feito isso a emissão de nota fiscal MEI pode ser feita no site da prefeitura, para saber como deve ser feito, procure por “nota fiscal + nome do estado” no Google e acesse o site responsável por esse serviço na sua prefeitura.

Vale lembrar que o MEI não tem nenhum custo para emitir nota fiscal, tendo que manter em dia apenas a mensalidade MEI e os impostos que são pagos de maneira unificada.

Como preencher nota fiscal?

Para emitir nota fiscal MEI, depois de ter feito o credenciamento na Secretaria da Fazenda, você deve acessar o sistema da prefeitura e inserir os dados das notas fiscais. Os dados são:

  • CNPJ;
  • Razão social;
  • Inscrição estadual;
  • Endereço completo;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Discriminação dos serviços prestados;
  • Valor da nota.

Feito isso, agora você deve preencher todos os dados referentes à prestação de serviços ou venda de produtos, do tomador de serviços (seu cliente) e do prestador de serviços (você).

Confira se está tudo correto e clique no botão para gerar a nota fiscal eletrônica. Depois de geradas, todas as NFS-e você deve salva-las no seu computador diretamente do sistema da prefeitura.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui