Você tem um empréstimo, mas percebeu que ele está pesando nas contas? Saiba que você pode trocar e sair de um empréstimo que não é vantajoso fazendo uma portabilidade de empréstimo.
A portabilidade do empréstimo surgiu para ajudar quem quer trocar uma dívida de banco. Dessa forma, ela aumenta a concorrência, melhorando as ofertas para atrair os consumidores.
Essa modalidade da possibilita reduzir o endividamento dos aposentados e pensionistas. Já que permite trocar uma taxa de juros cara por outra mais barata.
O que é portabilidade de empréstimo?
A portabilidade de empréstimos é a possibilidade de trocar o seu empréstimo atual por um novo empréstimo com condições mais vantajosas.
Dessa forma, você substitui o empréstimo anterior por um novo mudando o banco e a taxa de juros.
Para entender melhor veja o exemplo:
Se você tem um celular com uma operadora X e outra operadora ligou dizendo que você terá o mesmo plano, de dados e voz, com um valor 30% mais baixo, o que você faz?
Você aceita trocar de operadora, pois o seu custo será menor, certo?
Na portabilidade de empréstimo consignado é feita a mesma coisa. Ou seja, é possível trocar o empréstimo que você fez de um banco para outro banco reduzindo até 30% do valor.
Na meutudo. temos a melhor opção de portabilidade. Pois nosso compromisso é oferecer condições para o cliente sair do endividamento e melhorar sua vida financeira.
Entendendo a portabilidade da meutudo.
Os motivos principais que levam fazem o cliente a fazer a troca do seu empréstimo são:
- Busca por condições financeiras mais atrativas
- Confiança e qualidade no serviço prestado
Com a gente você conta com transparência e atendimento especializado. Além de oferecemos duas opções de portabilidade na nossa plataforma.
Assim, você tem liberdade de escolher a melhor para você. Confira:
Portabilidade com troco
Você pode fazer a troca do seu empréstimo para uma taxa de juros mais baixa e refinanciar seu saldo para garantir a volta da diferença, otroco máximo, direto para a sua conta.
Portabilidade com redução de parcela
É possível fazer a troca da taxa de juros do seu empréstimo e reduzir o valor da parcela atual parmanecendo com o mesmo número de parcelas.
Com essa modalidade você pode liberar sua margem consignável. Que pode ajudar a desafogar o seu orçamento.
A redução de parcela ajuda também aos aposentados e pensionistas do INSS que contrataram com os 5% e estão com margem negativa.
Leia mais: Entenda tudo sobre a margem negativa para quem contratou com a nova margem.
Para fazer a troca de empréstimo, o primeiro passo é avaliar se o empréstimo atual está valendo a pena.
Outro ponto importante, é que a solicitação de transferência pode ser feita a qualquer momento. As oportunidades irão aparecer de acordo com os seus contratos.
Processo da portabilidade
O processo é realizado entre o Banco Credor, responsável pelo contrato vigente de empréstimo, e o Novo Banco, o qual você deseja migrar.
A solicitação inicia pelo pedido de avaliação do seu saldo devedor a CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, que é a empresa que controla o sistema responsável por todo o processo da portabilidade.
Após você contratar a portabilidade de empréstimo consignado, o Novo Banco entra com um pedido de transferência no sistema da CIP.
A CIP encaminha um pedido para que o Banco Credor informe o valor do saldo devedor para a quitação desse empréstimo.
A Banco Credor tem até 5 dias úteis para fazer esse processo. Nesse período o Banco Credor pode tentar renegociar, estratégia comum para tentar reter o consumidor com reformulação de propostas.
O Novo Banco compra sua dívida e então pagará esse valor ao Banco Credor. A partir daí um novo contrato é gerado com a nova taxa que precisa ser menor que a anterior.
Etapas da portabilidade meutudo.
É necessário entender quais são as etapas de análise. Confira abaixo cada uma delas:
1. Etapa de conferência e verificação de dados: os documentos e dados relacionados à transação anterior são conferidos.
2. Após a conferência segue para a CIP.
3. Averbação da portabilidade: autorização da transferência pelo seu empregador ou órgão pagador.
4. Etapa de refinanciamento da portabilidade: saldo devedor é refinanciado.
5. Averbação do refinanciamento.
6. Por último, e não menos importante, ocorre o pagamento do “troco”.
Quanto tempo leva para fazer portabilidade do empréstimo?
A partir do momento de assinatura, o prazo para liberar a portabilidade de empréstimo consignado na meutudo. o prazo são os seguintes:
Mínimo 5 dias úteis
Máximo 9 dias úteis
Além de ter as melhores condições, a gente ainda trabalha com o menor prazo para liberação da sua portabilidade.
Faça uma simulação e troque agora seu empréstimo por um mais barato.
Para manter suas oportunidades de portabilidade mantenha sempre seu cadastro atualizado com integração do seu benefício.
Para saber mais informações sobre portabilidade de empréstimo continue acompanhando o nosso blog. E seguindo as nossas redes sociais.
Fonte: meutudo.
O post Como funciona a portabilidade de empréstimo? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui