Como mudar de contador

A relação entre contadores espalhados pelo Brasil e escritórios de contabilidade com os mais diversos tipos e modelos de negócios é variada e, claro, esta questão é uma das mais relevantes administrativa e financeiramente para toda empresa – Não importa o tamanho da empresa ou o setor de atividade.

É comum ao longo dos anos que empresários e empreendedores busquem novos prestadores de serviços contábeis, tributários e de folha de pagamento, pois carecem de processos mais técnicos, digitais e práticos e assim acabam optando por mudanças que afetam diretamente sua administração e gestão.

No entanto, a maioria das empresas ainda tem muitas dúvidas sobre a mudança contábil, existindo também alguns mitos e tabus que têm causado em muitos casos atrasos na implementação da mudança por parte dos responsáveis pela gestão da empresa.

Quer aprender mais sobre este tópico? Confira nosso artigo até o final para saber o que você precisa fazer para substituir o contador e o escritório de contabilidade responsável pela contabilidade do seu negócio.

 

Qual é o papel de um contador em uma empresa?

A função do contador é muito importante para todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. No Brasil, um contador é muitas vezes referido como “a pessoa que paga meu imposto de renda”. No entanto, suas funções são diversas e abrangem diferentes áreas, indo muito além da elaboração do imposto de renda, principalmente quando se trata de pessoas jurídicas.

Atualmente, os contadores atuam como assessores corporativos, auxiliando na tomada de decisões, não só contábeis, mas também financeiras, tributárias e trabalhistas, etc., para que seu negócio seja sustentável e esteja em conformidade com as normas e regulamentações.

Os contadores auxiliam os empreendedores a terem uma visão bem detalhada de todas as receitas e despesas da empresa. Além disso, ele irá gerenciar todas as atividades e processos relacionados ao assunto, preparar relatórios financeiros que ajudem a controlar aspectos como o fluxo de caixa da empresa.

Por meio de técnicas que envolvem cálculos, registros e análises, os contadores devem entender toda a saúde financeira do seu negócio. Dessa forma, ele pode auxiliá-lo diretamente na organização das questões fiscais de sua empresa.

Portanto, podemos dizer que, entre outras coisas, o papel do contador em uma empresa é:

  • Auxílio na tomada de decisão: os contadores geram relatórios estratégicos que fornecem uma visão detalhada da posição financeira e de caixa da sua empresa. Isso ajudará os empreendedores a tomar decisões de curto e longo prazo.
  • Redução tributária legal: Se o contador trabalha para a empresa desde a sua abertura, ele pode realizar um planejamento tributário para que a empresa possa exercer suas atividades com a menor carga tributária possível no âmbito da legislação. Vale ressaltar que, mesmo que a empresa esteja no mercado há muitos anos, um contador também pode desempenhar essa função para realizar apurações fiscais regulares para o seu negócio.
  • Reduzir os riscos trabalhistas: Outra função dos contadores é ajudar as empresas a cumprir integralmente as leis trabalhistas. Ou seja, tem a função de implementar ações e processos que evitem problemas futuros no campo.

 

Posso mudar de contador a qualquer momento?

Sim. Em primeiro lugar, devemos ressaltar que qualquer empresário – especificamente na Lei de Defesa do Consumidor – tem o direito de escolher o sócio que melhor atenderá todas as necessidades contábeis de seu negócio. Isso inclui a mudança de contadores a qualquer momento ou quando surgirem novas necessidades.

Aliás, é preciso ficar atento ao processo de assinatura dos serviços contábeis individuais, pois alguns contadores incluem em suas orientações a possibilidade de eventual multa pela rescisão do contrato. Além disso, esse período pode variar de dois meses a um ano, dependendo do contador.

Então, sim, os medidores podem ser substituídos a qualquer momento. Obviamente, o “melhor momento” para fazer isso pode variar de empresa para empresa, dependendo de fatores como ramo de atividade, porte, regime tributário, etc. A única questão que você precisa estar ciente são os serviços prestados pelo contador anterior.

 

O que posso fazer para rescindir meu contrato com meu atual contador?

Quaisquer que sejam as suas razões para optar por mudar de contabilista, é vital que o faça com total transparência e profissionalismo.

Antes de realmente querer trocar de contador, não se esqueça de ler seu contrato atual. Na maioria desses documentos, existem cláusulas que determinam o tipo de rescisão, como a necessidade de multa por quebra de contrato ou a necessidade de aviso prévio. Portanto, procure validar esses prazos para que a comunicação seja devidamente estabelecida e as relações profissionais sejam efetivamente encerradas.

Portanto, para que você não tenha problemas em rescindir seu contrato com seu atual contador, certifique-se de se comunicar adequadamente desde o início, mesmo que o evento de migração do contador se concretize apenas a médio prazo e não imediatamente.

 

Na prática, o que você precisa fazer para mudar de Contador?

Em primeiro lugar, para que possamos cancelar a relação de prestação de serviços com o contabilista e mudar para um novo prestador, é necessário formalizar o processo conforme estipulado no contrato, o que normalmente pode ser feito por e-mail ou correio registado.

Após a conclusão da comunicação, de acordo com o prazo estipulado no contrato, o atual fornecedor terá um prazo para concluir os trabalhos relacionados ao contrato e organizar todos os documentos necessários para fornecer ao cliente.

Para formalizarmos a alteração contábil, também precisamos preencher uma cláusula de transferência com informações para o novo fornecedor e responsável técnico. Geralmente, tal suporte e termos são fornecidos por uma firma de contabilidade empregada.

Por fim, deve ser firmado um novo contrato de prestação de serviços contábeis com o novo prestador de serviços contábeis da empresa.

 

Para concluir

Como vimos, a relação entre escritórios de contabilidade e empresas é fundamental para apoiar os empreendedores no mundo dos negócios.

Portanto, ao transferir de um contador para outro, certifique-se de que não haja pendências, como as relacionadas a tributos acessórios e obrigações trabalhistas.

 

O post Como mudar de contador apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui