O Simples Nacional é um dos principais regimes tributários optados pelas pequenas e microempresas. Mas para que MEs e EPPs possam utilizar algumas de suas funções, como a consulta de documentos ou até mesmo processos realizados pela contabilidade, é necessário utilizar um código de acesso. Já para o MEI, o código de acesso serve verificar pendências, retirar os extratos de pagamento do DAS e solicitar o parcelamento dos impostos em atraso.
A geração do código é feita muitas vezes pelo seu serviço contábil, mas vale a pena saber como gerar esse código, afinal, caso você não possua Certificado Digital, é por meio do código do Simples Nacional que seu contador poderá realizar suas apurações de impostos e declarações exigidas pela Receita Federal.
- O primeiro passo para criar o código é acessando site do Simples Nacional.
- No campo inicial é necessário informar o número do CNPJ e o CPF do Responsável. Verifique se os números foram preenchidos corretamente e clique em “Validar”.
- A informação solicitada no segundo campo pode variar com cada empreendedor. Em alguns casos é necessário informar o número do título de eleitor, já em outros, o número do IRPF é exigido. Após o sistema confirmar as informações preenchidas, o seu código será informado em vermelho.
O post Como obter o código do Simples Nacional apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Fonte: jc