O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é realizado anualmente por estudantes que estão próximos de concluir a última etapa da educação básica, e desejam ingressar no ensino superior. Atualmente, as provas representam a principal porta de entrada para diversas universidades públicas das esferas estadual e federal.
Para realizar a inscrição no exame, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição não muito barata ao ver de muitos. Na edição de 2022, para estar entre os participantes, era necessário desembolsar R$ 85, valor que ainda deve ser reajustado este ano.
Contudo, há cidadãos com direito à isenção da taxa, ou seja, estes contam com zero custos na participação do exame. No entanto, será necessário requerer o benefício, o que é feito na própria Página do Participante do INEP.
Ainda não foi divulgado o cronograma de isenção do exame, mas para aqueles que já visam fazer ENEM 2023, o prazo de inscrição já foi divulgado. O interessado poderá se inscrever entre os dias 5 e 16 de junho
Isenção da taxa de inscrição
Dentre os candidatos, poderão pedir a isenção quem cumprir com algum dos perfis descritos abaixo:
- Estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública;
- Estudantes de escolas públicas que comprovem renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa;
- Estudantes com bolsa integral em escolas particulares que comprovem renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa;
- Candidatos inscritos no Cadúnico para programas sociais;
- Candidatos que tenham conseguido a certificação do ensino médio através do Encceja.
Se enquadrando em algum dos perfis descritos acima, basta acessar a página do participante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e informar seu login e senha. Em caso de primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro.
Nota: No caso de estudantes que se ausentaram na edição de 2022, será necessário justificar a falta para pleitear a isenção.
Provas do Enem 2023
De acordo com o cronograma previamente divulgado, a estimativa é que as duas provas do ENEM sejam aplicadas respectivamente nos dias 5 e 12 de novembro. Ambas as datas representam dias de domingo.
Os dois testes do exame somam 180 questões do nível médio de ensino, divididas nas seguintes áreas de conhecimento:
- 1º dia de prova: Ciências Humanas, Linguagens e redação;
- 2º dia de prova: Matemática e Ciências da Natureza.
No primeiro dia, haverá 5 horas e 30 minutos para realizar a prova, enquanto, no segunda será resguardado 5 horas para concluir o teste.
Resumo do cronograma divulgado, até então
O post Como pedir isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui