Quase 70% da população brasileira mantém perfis ativos e consome mais de 3 horas e meia rolando as telas de seus celulares. Diante desse comportamento, ter uma presença digital pode fazer toda a diferença para os pequenos negócios. No entanto, apenas estar presente não basta.

O que fazer com o perfil da empresa? Quais são os erros mais comuns cometidos pelos empreendedores? Que riscos uma micro ou pequena empresa pode correr ao abrir uma conta no Instagram, TikTok ou qualquer outra rede social?

Para o gestor do Mercado Digital do Sebrae, William Almeida, existem vários pontos de atenção que os empreendedores precisam considerar.

Primeiro, é fundamental definir a persona da sua marca. Isso significa criar uma identidade clara. Pense em uma personalidade para o seu negócio, como um tom de voz e linguagem que esteja de acordo com seu público-alvo.

William Almeida, gestor do Mercado Digital do Sebrae.

Evite polêmicas e posicione-se de forma equilibrada

Uma regra de ouro para o empreendedor nas redes é: evite os temas polêmicos. O dono do pequeno negócio deve buscar a neutralidade em assuntos sensíveis como política e religião para não afastar clientes e evitar um posicionamento polarizado. No entanto, caso a marca decida se posicionar, é essencial que esse posicionamento esteja alinhado com seus valores e seja feito de forma autêntica, transparente e respeitosa.

Entenda a linguagem de cada plataforma

Assim como nas regras de etiqueta à mesa, em que é preciso saber qual taça usar para cada tipo de bebida servida, na internet também existem conveniências e cuidados que devem ser respeitados. Cada rede social tem um público e uma linguagem própria. No Instagram, o apelo visual é forte; no TikTok, o conteúdo precisa ser dinâmico e autêntico; no LinkedIn, a comunicação profissional e informativa tem mais relevância. Adaptar a estratégia a cada plataforma potencializa o impacto da marca.

Foto: Divulgação.

Produza conteúdo relevante e autêntico

Não se trata apenas de postar promoções, mas de oferecer informações úteis no dia a dia, como dicas de uso de produtos ou novidades do setor. Conteúdos que realmente agreguem valor são essenciais para manter o engajamento e conquistar a confiança do público. Além disso, a autenticidade é um diferencial competitivo. O consumidor identifica quando uma marca é transparente e tem uma comunicação genuína.

Respeite direitos de imagem e proteja dados do consumidor

Outro ponto importante é o respeito aos direitos de imagem e à proteção de dados do consumidor. Sempre utilize fotos, vídeos e informações autorizadas, garantindo que todos os envolvidos estejam de acordo com a divulgação do conteúdo. Seguir esse cuidado pode prevenir processos legais e danos à reputação da empresa.

Foto: Divulgação.

Monitore e gerencie crises de forma profissional

Como reagir aos comentários e avaliações negativas? Pequenos negócios precisam responder a todos os comentários e mensagens, mesmo aqueles desfavoráveis dos famosos “haters” da internet. “Responda de forma educada e personalizada, isso mostra que o empreendedor se importa e constrói uma relação mais próxima com o consumidor. Além de demonstrar interesse em melhorar a experiência do cliente e resolver problemas”, orienta William.

Acompanhe métricas e ajuste a estratégia constantemente

Por fim, não basta publicar conteúdo sem monitorar os resultados. Utilizar ferramentas de análise para acompanhar o desempenho das postagens é essencial. Métricas como engajamento, alcance e taxa de conversão ajudam a entender o que está funcionando e a ajustar a estratégia. Pequenos negócios que fazem uso inteligente dos dados conseguem otimizar suas ações e obter melhores resultados.

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, estar atento a esses detalhes pode ser a chave para transformar redes sociais em aliadas do crescimento e fortalecimento da marca.

Fonte: SEBRAE
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