Você sabia que é possível investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro?
Artigo de opinião escrito por: Harion Camargo
Por histórico cultural, investimentos em imóveis são comuns entre os brasileiros e através de Fundos Imobiliários você pode diversificar seu portfólio em diferentes estratégias, como: shopping centers, galpões logísticos, prédios comerciais, agências bancárias, etc.
Para você receber um aluguel, da maneira tradicional que muitos conhecem, é necessário investir altos valores na compra de um imóvel e lidar com o processo mais burocrático de imobiliárias, além das eventuais dores de cabeça, lidando com inquilinos e reformas que podem acontecer dentro de uma casa ou apartamento.
Leia também: Devedor Pode Ter Salário Penhorado Para Quitar Aluguel Atrasado
Com as evoluções do mercado nas últimas décadas, surgiram os Fundos Imobiliários, ou conhecidos como FIIs, nos quais grupos de investidores se unem para destinar o recurso à um Gestor, que irá seguir a estratégia que considera mais adequada para gerar esse tal “aluguel” para seus cotistas.
Segundo a lei nº 8.668/1993, os fundos imobiliários devem repassar 95% dos seus lucros aos cotistas dentro do semestre, contudo, a maior parte dos Fundos pagam dividendos mensais. Essa renda é isenta de imposto de renda, diferente de um aluguel comum, no qual é tributado em até 27,5% de IR para pessoa física.
É muito fácil começar a investir em FIIs, você pode realizar a compra das cotas através de alguns cliques, por meio do Home Broker da sua Corretora – e até mesmo pelo aplicativo do celular. E se você precisar vender os ativos que adquiriu a lógica é a mesma: tudo de um jeito prático.
Atualmente existem mais de 400 fundos listados na Bolsa (B3). Grande parte dos fundos são negociados no mercado secundário por valores acessíveis, com menos de R$ 100 e para escolher qual fundo faz mais sentido para o seu momento de vida, converse com um assessor de investimentos ou gerente de relacionamento bancário, afinal, trata-se de um produto indicado para médio e longo prazo.
Harion Camargo, CFP® -Técnico em Gestão Logística. Bacharel em Comércio Internacional e pós graduado em Engenharia Financeira (FIA-SP). Possui curso intensivo em Business Supplementary pela Kaplan (Canadá) e estudou Economia Aplicada no MBA pela Fipe-SP. Mestrando em Administração com linha de pesquisa em finanças pelo Mackenzie. Ministra diversas palestras em universidades sobre temas ligados a finanças pessoais e mercado financeiro.
Leia também: Entenda Como Declarar Compra, Venda E Aluguel De Imóveis No IR
Artigo de opinião, não reflete necessariamente a opinião do Jornal Contábil.
O post Como receber aluguéis mesmo sem ter imóveis? apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui