A Medida Provisória 1.085 de 27/12/2021 colocou fim na modalidade de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). O fim da Eireli fez com que a modalidade fosse substituída automaticamente pela Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), criada em 2019. Ela é uma opção mais vantajosa por não exigir o capital social de pelo menos cem salários mínimos, como era no caso da anterior.
Mas quem é Eirelli precisa migrar para SLU? Como é esse procedimento? Existe prazo? Vários empreendedores ficaram em dúvida sobre as etapas necessárias para regularizar os negócios que seguiam esse modelo.
Vamos explicar a seguir como ficou essa situação. Acompanhe.
Quais as diferenças da SLU para Eirelli?
A principal diferença entre as duas modalidades é que o SLU não exige o capital mínimo inicial de cem salários mínimos, então é uma opção mais prática e econômica.
Ficou mais vantajoso para os empresários também pelo fato de que a SLU permite que o empreendedor participe de outros empreendimentos, apesar de não exigir a existência de sócios.
Outra vantagem é que, caso a sociedade tenha dois (ou mais) sócios, e um deles queira se retirar ou venha a falecer, não é mais necessário buscar um outro sócio ou extinguir a sociedade – bastando convertê-la em sociedade unipessoal.
Como regularizar uma empresa Eirelli?
Pelas regras de transição de EIRELI para SLU, ninguém precisa se preocupar com isso, pois a mudança é imediata. Logo o empreendedor não fica com pendências de regularização da sua modalidade extinta.
A única preocupação que caberá ao empresário é a de ajustar o nome do negócio onde tem cadastro. Nos bancos, por exemplo. Isso se justifica porque a alteração de EIRELI para a nova sociedade vai mudar a razão social para LTDA.
Portanto, para ficar bem claro, a regularização é totalmente automática e não gera pendências adicionais para os empreendedores. Qualquer empreendedor que estiver abrindo um novo negócio a partir de agora, se não se encaixar como Microempreendedor Individual (MEI), já passará a se enquadrar como SLU.
Em caso de alguma dúvida, fale com o seu contador.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui