O Cadastro Único ou CadÚnico, é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Nos últimos anos, esse cadastro se tornou a porta de entrada para vários programas sociais, mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como se inscrever ou saber se já possuem o CadÚnico.
Vale ressaltar que essa inscrição ainda não é feita através da internet, assim, o interessado deve ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Por outro lado, é bastante simples verificar se você já possui a inscrição. Para te contar como você pode verificar seu cadastro, elaboramos este artigo com todas as informações que você precisa sobre o tema. Boa leitura.
Quem pode se inscrever?
O CadÚnico é voltado às famílias ou pessoas que moram sozinhas, além daquelas que estão em situação de rua. Veja os requisitos para se cadastrar:
- somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, o valor for de até R$ 522,50 por mês;
- a soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00;
- estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha ou uma família;
Caso você não esteja em nenhuma dessas situações, precisa fazer seu cadastro para receber um serviço você pode informar a necessidade aos servidores da prefeitura ou do CRAS de sua cidade.
Consulta virtual
O governo federal disponibilizou um site que permite verificar se a pessoa está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Através desse sistema, também é possível gerar um comprovante de cadastramento para ser utilizado quando for solicitar sua participação em algum programa social.
Diante disso, o primeiro passo é instalar o aplicativo oficial do Meu CadÚnico. Ele está disponível na Play Store e na Apple Store. Depois, você deve preencher seus dados pessoais e o aplicativo estará pronto para ser usado. Os documentos que você precisa são:
- nome completo,
- data de nascimento,
- nome da mãe,
Para que o sistema informe a existência do cadastro, você deve informar todos os dados iguais àqueles que foram registrados no momento da sua inscrição no Cadastro Único. Depois, clique em “emitir”. Existem duas possibilidades para o resultado da sua solicitação:
Cadastro localizado: quando existe a inscrição, serão demonstradas na tela todas as suas informações como o Número de Identificação Social (NIS), o nome, o sexo, a data de nascimento, o nome da mãe, e o município e a Unidade da Federação (UF) de cadastramento da pessoa que fez a consulta;
Cadastro não localizado: nesse caso, será exibida uma mensagem afirmando que a pessoa não foi localizada com os dados informados, assim, pode ser que não possua o CadÚnico. No entanto, as pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta também não serão localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível no sistema. Então, você deve aguardar o prazo e fazer uma nova consulta.
Comprovante de Cadastramento
Depois de verificar que você possui o CadÚnico, basta imprimir o Comprovante de Cadastramento. Para isso, você deverá clicar na imagem da pequena impressora e fazer a emissão. Esse documento conterá os seguintes dados:
- Identificação do nome da pessoa que fez a consulta ;
- NIS da pessoa que fez a consulta;
- Data de nascimento da pessoa que fez a consulta;
- Nome da mãe da pessoa que fez a consulta;
- Data de cadastramento da família no Cadastro Único;
- Município e UF onde a pessoa/família está cadastrada;
- Data da última atualização cadastral da família;
- Faixa de renda familiar total;
- Faixa de renda familiar por pessoa (per capita);
- Nome completo de cada um dos integrantes da família;
- Data de nascimento de cada um dos integrantes da família;
- NIS de cada um dos integrantes da família;
- Identificação do Responsável Familiar;
- Relação de parentesco com o Responsável Familiar de cada um dos integrantes da família.
Como se cadastrar?
Se você ainda não têm o CadÚnico, mas quer aproveitar todos os benefícios que essa inscrição oferece, verifique como está sendo feito o atendimento junto ao órgão responsável. Depois, vá até o local para a entrevista. Se você for maior de 16 anos, e preferencialmente mulher, poderá cadastrar toda a família.
Para isso, tenha em mãos toda a documentação necessária, como o CPF; RG; título de eleitor; carteira de trabalho e um comprovante de endereço. Leve também os documentos de todos os membros da família para que sejam incluídos no cadastro.
Se houver crianças, não se esqueça da certidão de nascimento e do comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem.
Por Samara Arruda
O post Como saber se estou inscrito no Cadastro Único? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui