O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social ainda está mantendo suas agências fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo informações, somente depois do mês de julho é que se pensará em reabrir as unidades. Há uma previsão que em 3 de agosto, o INSS volte a atender aos segurados de forma presencial. Porém, até lá os aposentados e pensionistas seguem solicitando seus benefícios online.
Como as agências estão fechadas para proteger seu público que são pessoas acima de 60 anos, a administração pública precisou elaborar estratégias para evitar uma crise sanitária prejudicando servidores e os segurados.
Ficou decidido que os serviços que não podem ser realizados a distância, como exames médicos, perícias, atualizações cadastrais, entre outros, entrarão primeiro nas filas de atendimento. A decisão visa minimizar o número de atraso na concessão dos benefícios e evitar acúmulos financeiros para o instituto.
Readaptação nas unidades do INSS
Para que volte a atender o público de forma presencial será necessário passar por uma readaptação. As unidades vão disponibilizar álcool em gel, os servidores precisarão estar de máscara e os serviços de saúde contarão com um processo de higienização especial. Nas baias de atendimento haverá também estruturas para isolamento, evitando que partículas contaminadas pelo vírus se reproduzam.
Para evitar superlotação nas agências do INSS, a quantidade de médicos e quadro de funcionários deverão ser reavaliados. Sendo assim, cada ponto apresentará um número exato de pessoas, sem que um local específico fique sobrecarregado.
Só serão abertas as agências que estiverem aptas para o atendimento, de acordo com as novas regras.
O INSS informa que apresentará um painel eletrônico em todos os pontos, explicando quais procedimentos deverão ser aplicados durante a fase de reabertura.
Mudança nos serviços
Para que não aconteça um número maior de pessoas nas filas, o instituto informou que algumas atividades serão reformuladas. A prova de vida, por exemplo, que só poderia ser feita presencialmente, agora passará a ser realizada por meio de reconhecimento facial.
Para isso, a equipe técnica do INSS está desenvolvendo uma plataforma digital de modo que, por meio do aplicativo MEU INSS o aposentado ou pensionista consiga atualizar seu cadastro anualmente.
Essas mudanças poderão acontecer a partir de agosto.
Atendimento online
Como ainda não está sendo realizada atendimento presencial, algumas situações de caráter emergencial e obrigatória, poderá ser resolvida a partir da página eletrônica.
Veja quais situações você poderá resolver pela Internet:
- Agência da Previdência Social – Localize a sua
- Agendamento
- Alteração de Forma de Pagamento
- Atualização de cadastro
- Atualização de dados do Imposto de Renda – Retificação da DIRF
- Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
- Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
- Atualização de tempo de contribuição
- Atualização de Endereço de Beneficiário
- Cadastramento de Declaração de Cárcere
- Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante Legal
- Cálculo da Guia da Previdência Social (GPS)
- Carta de Concessão e Memória de Cálculo
- Certidão de Tempo de Contribuição – CTC
- Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS
- Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
- Consulta benefícios por incapacidade (exclusivo para empresas)
- Consulta de Perícias Médicas Agendadas
- Consulta de situação de benefício
- Cópia de processo administrativo
- Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
- Débito Automático de GPS em Conta Corrente
- Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
- Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Desistir da Aposentadoria
- Desistir de Benefícios
- Devolução de Documentos ou Processos
- Extrato para Imposto de Renda (IR)
- Extrato de contribuições à Previdência Social
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de pagamento de benefício
- Inscrição na Previdência Social
- Reativar Benefício
- Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
- Recurso
- Recurso de Benefício por Incapacidade
- Recurso Seguro Defeso
- Revisão de benefício
- Simulação
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
- Solicitação de Prorrogação de auxílio-doença
- Transferência de Benefício em Manutenção – TBM
- Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
- Vista/Carga de Processos
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Fonte: Jornal Contábil
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