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Quando se fala em marketing, é comum pensar que as campanhas exigem investimentos vultosos e conhecimentos profundos.

Ainda que isso seja verdadeiro, não quer dizer que empresas menores não podem investir em uma boa divulgação.

Nesse texto vamos mostrar como é possível contornar limitações de orçamento com criatividade e planejamento.

Acompanhe os tópicos a seguir para conhecer técnicas de marketing baratas e efetivas. 

Elas são ideais para empreendimentos de pequeno e médio porte que desejam incrementar sua posição no mercado sem comprometer as finanças.

Dicas para marketing de baixo custo

Investir em marketing tendo custos baixos é possível, sendo assim, leia as dicas abaixo e descubra como.

É importante salientar que a eficácia dos métodos detalhados a seguir depende das condições e particularidades de cada empresa. 

Portanto, analise sua realidade e aplique os métodos que forem mais viáveis para você.

Defina metas

O primeiro passo é definir o que a empresa deseja alcançar por meio das campanhas de marketing.

Converse com a sua equipe e determine quais serão as metas estabelecidas.

Use o modelo de metas SMART para garantir que elas sejam realmente pertinentes para a realidade da empresa. 

O modelo SMART diz que as metas devem ser:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Atingíveis;
  • Relevantes;
  • Temporais.

A meta deve ser específica, ou seja, ter um objetivo bem delineado. Ser mensurável para que a equipe possa avaliar o impacto das ações.

Uma boa meta é aquela que é atingível de acordo com as condições da empresa e dos funcionários. É relevante porque representa uma evolução para todo o negócio.

Por fim, a meta tem que vir atrelada a um prazo temporal para ser alcançada.

Construa uma lista de e-mails

Reunir a lista de e-mails da sua base de clientes é uma forma barata e eficiente de enviar conteúdo segmentado para eles.

Esses são dados essenciais para diversas estratégias, como marketing de conteúdo.

Tendo esse contato com as pessoas, você pode investir em newsletters e ofertas direto na caixa de entrada do seu público.

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Crie um blog

O site do seu empreendimento precisa ser atrativo. É a partir dele que a maioria das pessoas vai conhecer sua marca e avaliar o que você tem para oferecer.

Além de apresentar as informações principais, como telefone para contato, e-mail e endereço, crie um blog. Alimente-o com conteúdos relevantes que sejam relacionados à sua área de atuação.

Esse tipo de estratégia é ideal para aumentar a exposição da sua empresa sem necessariamente investir em formatos padrões de propaganda.

Um blog atualizado com frequência e redigido de acordo com as regras de otimização para mecanismos de busca, tem o poder de influenciar a autoridade da empresa no mercado.

Faça um podcast

Ir além dos formatos textuais é outra tendência muito forte em vários setores. Os podcasts têm crescido muito nos últimos tempos e apresentam muitas oportunidades de negócio.

O ideal é integrar os meios de comunicação. É possível transmitir as mesmas informações por blogs e por podcasts, desde que os textos sejam adaptados para os respectivos formatos.

Saiba que você pode começar no ramo dos podcasts sem ter um equipamento tão elaborado.

Invista primeiro em produzir conteúdo que faça sucesso entre o seu público-alvo. A partir daí, à medida que o material for angariando ouvintes, você vai conseguir adquirir equipamentos mais profissionais.

Faça sorteios e promoções

Os sorteios e promoções não são métodos novos por uma razão: eles dão muito certo. Na era das redes sociais, eles continuam dando muito certo.

Fazer sorteios é uma forma muito efetiva de conseguir leads. As pessoas conhecem sua empresa e ao mesmo tempo marcam mais pessoas.

Dessa forma, a empresa ganha seguidores e engajamento. Em conjunto com outras estratégias de marketing, esse método pode alcançar resultados expressivos.

Forme grupos nas redes sociais

O Facebook tem a opção de criar ou participar de grupos voltados para interesses específicos.

Forme um grupo com seus clientes mais assíduos. Converse com eles e ouça o que eles têm a dizer.

Ter acesso a informações como nome, idade e localização é muito útil para outros métodos de marketing, como as campanhas de Twitter Ads.

Considerações finais

Além disso, trabalhar uma comunicação mais direta com sua base de clientes é o primeiro passo para garantir consumidores fiéis e satisfeitos.

Portanto, essas são algumas dicas valiosas para fazer marketing com baixo custo. Planeje suas ações com antecedência e capacite sua equipe para maximizar os resultados.

O post Como trabalhar o marketing de minha empresa com baixo custo? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Fonte: Jornal Contábil
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