A facilidade de consumo e a maneira como compramos mudou completamente comparado a 10 anos atrás. A forma de comprar um produto teve uma total evolução. Comparando com antes onde você consumidor iria até as lojas para adquiri-los, hoje os produtos vêm até você no conforto da sua casa.
A
pouco tempo a forma de comprar foi mais ampliado do que nunca esteve. É
possível você comprar um produto do outro lado do mundo mesmo estando no
Brasil, este produto chegará até você.
- Não
gostou? Pode devolver! - Veio
com defeito? Pode trocar! - Não
chegou? Pode processar!
Todas
as formas convencionais de consumir produtos foram adaptadas para as redes e o
mercado online. Contudo, foi despertado
o elevado número de consumismo em todo o mundo, devido a facilidade de consumir
desde comidas através de Apps como Uber eats, Ifood, Rappi etc. Com o
transporte não ficou diferente, adeus aos bilhetes de ônibus e bem-vindos os
cartões magnéticos e tudo que indica em breve será QR code no substituindo os
cartões, temos Apps de transporte como Uber e 99pop para facilitar a locomoção.
Mas,
não para por aí, temos tudo numa tela de celular. Podemos consultar o saldo no
banco, fazer transferências, vídeo chamada para conversar com alguém distante,
as redes sociais podem ser utilizadas para venderem seus produtos.
Adaptar-se a esse novo modelo de mercado é essencial para que sua empresa não fique no passado e acabe ficando no prejuízo. Uma equipe de planejamento e marketing é fundamental para explorar estratégias na sua empresa para que aumente os seus lucros.
O
que você verá neste artigo:
- Marketing Humanizado
- Pesquisa por Voz
- Entrega no mesmo dia
- Customer Success
- SaaS – Software as a Service
- Feel fator
Marketing
Human To Human
Assim como qualquer outra coisa que desperta coisas boas tem o seu lado negativo e com a tecnologia cada vez mais em expansão e presente na vida das pessoas não é diferente. Muitas pessoas acabam sentindo-se isoladas e as empresas tem que inovar cada vez mais para satisfazer as necessidades dos clientes.
O
marketing human to human busca, como o próprio nome diz, humanizar o processo
de compra e venda, ao buscar criar conexões entre as pessoas que estão
envolvidas no processo.
Estudos
do comportamento humano e experiências tem sido a base para esse processo de
trabalhar com a valorização dos sentimentos das pessoas. Voltando para o
atendimento mais humanizado e especial, as pessoas não compram apenas um produto,
mas compram uma experiência.
Pesquisa
por Voz
Uma
das tendências para o ano de 2020 é a pesquisa por voz que deverá ficar ainda
melhor as respostas comandadas pelos donos dos aparelhos eletrônicos. Logo,
quando foi lançado o Google Now e a Siri ainda eram amadoras e respondiam
apenas alguns comandos o que pode ser traduzido como limitação.
Para
2020 esse cenário deve mudar e ganhar novas funções com respostas mais rápidas,
completas e realizadas por comandos mais eficientes evitando a perda do tempo.
Realizar pesquisas por esses comandos já é realidade, mas ainda estão
insuficientes para as necessidades humanas, tem evoluído cada ver mais
transmitindo essa modalidade de pesquisa dos celulares Android e iOS para os
smartwatch.
Entrega
no mesmo dia
O
mercado online tem expandido cada vez mais, alguns motivos que contribui para
essa expansão como a comodidade em poder comprar onde quiser e quando quiser
sem precisar se locomover ou a loja abrir para adquirir o produto. Com a
evolução da tecnologia mudou completamente a forma de comprar.
Veja
abaixo algumas vantagens de comprar online:
- Comprar onde quiser
- Sem limitação de horário, podendo
comprar 24 horas por dia e 7 dias por semana - Conforto da sua casa
- Não enfrenta filas
- Se o produto for grande você não terá
problemas em leva-lo para sua casa
Está
certo que comprar online não é mais uma novidade, a novidade para o ano de 2020
é a nova tendência de mercado, entrega no mesmo dia! Isso mesmo. Um dos
momentos mais incômodos é segurar a ansiedade depois de comprar online é
ter que aguardar alguns dias para que os produtos cheguem.
As
pessoas têm pressa, cada vez mais os minutos estão ficando apertados. Imagina
que legal você comprar algo e dentro de algumas horas sua mercadoria estar na
sua casa o aguardando.
Customer
Success
Você
já ouviu falar sobre essa área? Em outras palavras traduzindo para o português
seria “Sucesso do Cliente”. Uma nova tendência de mercado para 2020.
É proporcionado interações com o cliente e empresa, fortalecendo o seu
relacionamento através das melhores experiências adquiridas possíveis.
Para aderir ao sucesso do cliente na sua empresa todos deverão participar seja de forma direta ou indireta, é necessário que todos trabalhem para que isso aconteça. Além de exigir esforço desde o primeiro contato do cliente com a empresa ou até a solução de um problema em que será necessário a participação da operação.
Algumas
atribuições do customer success:
- Reuniões
- Boas vindas
- Acompanhar processos
- Desempenhar atividades voltadas para o
cliente - Disponibilidade para auxiliar na solução
dos problemas
Lembre-se: Você não está apenas vendendo um produto ou serviço para o seu cliente, você vende uma experiência seja positiva ou negativa. Procure oferecer experiências positivas para que sua empresa crie uma reputação agradável ao ponto de as pessoas fazerem indicações por espontânea vontade.
SaaS
– Software as a Service
Você
provavelmente já utilizou ou ainda usa ao decorrer do seu dia esse tipo de
Software. Eles estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas como
ferramentas de diversão ou até mesmo como ferramentas de utilidade empresarial
voltado para o trabalho.
Sua
diferença, consiste em armazenar tudo em “nuvem” ao invés de memória.
Você pode baixar no caso o app do Spotify, mas as músicas estarão armazenadas
em uma conta online. Essa tecnologia facilita, pois, além de acessar em
qualquer parte do mundo fica disponível a atualização mais recente para todos
os objetos eletrônicos sincronizados, assim evitando perder arquivos.
Exemplos
de Saa S:
- HubSpost
- Rd station
- Spotify
- Netfix
Essas
ferramentas estão sendo cada vez mais comuns de serem encontradas e têm ajudado
cada vez mais as pessoas e mudado a forma como consumir filmes, músicas, formas
de trabalhar etc.
Feel
factor
Causar
sensações nas pessoas é a nova tendência de mercado para 2020. Criar
sentimentos, desenvolver relacionamentos entre produtos e clientes, empresas e
clientes tem sido a nova forma de consumir.
Vender
experiências para que o seu cliente construa uma imagem positiva da sua
empresa, invista em treinamento para os colaboradores para que haja de maneira
tocante para o público externo. Com o consumismo cada vez maior e as pessoas se
sentindo solitárias é necessário investir em conexões para que os clientes se
sintam mais completos.
Lembre-se: As pessoas adquirem um produto devido a sua experiência obtida.
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Fonte: Marbo Contábil
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Fonte: Jornal Contábil
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