Entender o que é conciliação contábil x fiscal é fundamental para a empresa que deseja ter certeza de que suas operações financeiras e fiscais estão em dia e cumpridas adequadamente. Serve para identificar e implementar medidas a fim de evitar os gargalos, aproveitar as oportunidades de mercado e, assim, garantir o crescimento sustentável do negócio.
No entanto, para que ela seja realizada de forma correta, é necessário que você saiba o que é essa conciliação, seus objetivos, importância e principais desafios.
Pensando nisso, elaboramos este post. Continue sua leitura!
O que é e qual o objetivo da conciliação contábil x fiscal?
A conciliação contábil x fiscal se trata de um processo implementado nas empresas com a finalidade de garantir que as operações fiscais foram escrituradas de forma correta do ponto de vista contábil. Essa averiguação pode ser feita de várias maneiras, por exemplo, por meio das receitas, impostos a pagar ou recuperar e demais informações.
Esse tipo de atividade, além de assegurar a conformidade entre as obrigações acessórias, também propicia a otimização do tempo na hora do fechamento, tendo em vista que as correções manuais são minimizadas, já que os justes são feitos ainda no começo do problema.
Qual é a importância de manter a conciliação contábil x fiscal em dia?
Devido à obrigatoriedade de realizar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), tornou-se ainda maior a necessidade de manter todos os dados fiscais e contábeis adequados.
Normalmente, a ECF deve ser entregue todo ano, enquanto as obrigações fiscais devem ser cumpridas todos os meses, fazendo com que as conferências periódicas ganhem mais espaço. Afinal, realizar essa averiguação somente uma vez, para transações de 12 períodos, é muito mais arriscado e complicado.
Nas situações em que ajustes nas apurações fiscais são necessários, pelo fato da sua identificação prévia, fica mais fácil realizá-los antes da geração e envio das obrigações acessórias, evitando retrabalhos e demais problemas com o Fisco que podem trazer sérios problemas.
É importante lembrar que, com essa melhora da qualidade no fechamento, os ajustes pós-período também acontecerão com menos frequência, diminuindo ainda mais esses riscos.
Quais são os principais problemas enfrentados pela conciliação contábil x fiscal?
É muito normal que todo final de mês as empresas entrem um pouco em desespero e correria pelo fato das diversas movimentações a serem avaliadas e conciliadas. Principalmente nos meses em que uma averiguação periódica não é feita.
Além desse desafio, existem outros problemas que geralmente são enfrentados por esse tipo de atividade. Conheça os principais a seguir:
- atrasos e dificuldades nos procedimentos de conferência;
- conferência manual das transações;
- incompatibilidade de dados entre as obrigações acessórias;
- diferenças não identificadas ao longo o fechamento;
- ajustes manuais de acerto sem agir na origem do problema, entre outros.
Para tornar o processo mais fácil e reduzir os erros, você pode contar com o auxílio de um profissional qualificado e de uma ferramenta que possa realizar essa função de forma frequente e automática.
Conseguiu entender a importância de contar com a conciliação contábil x fiscal na empresa? Por meio dela, erros relacionados à ECF podem ser evitados, impedindo que o negócio possa ter problemas com os órgãos fiscalizadores. Esse é um detalhe importante para garantir o desenvolvimento saudável e regular da companhia.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original É Simples Auditoria
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }O post Conciliação contábil x fiscal: Saiba o que é e conheça sua importância apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui