Os donos de pequenos negócios de todo o país podem participar do Concurso “TikTok me fez empreender”.  A iniciativa, em parceria com o Sebrae, está com as inscrições abertas até o dia 12 de novembro. Ao todo, será distribuído R$ 1,5 milhão em prêmios para os empreendedores que apresentarem as histórias mais inspiradoras, contando os impactos positivos obtidos com postagens na plataforma.

A especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional Janaína Camilo coordena a parceria com o TikTok. Ela destaca que a união entre a maior autoridade em empreendedorismo do país, o Sebrae, e o gigante TikTok é inédita e vai proporcionar aos pequenos negócios que participarem atingir novos consumidores, produzir conteúdo e alavancar suas vendas.

“O concurso é uma grande oportunidade pra quem empreende, pois trará visibilidade para seu negócio, premiações no valor de R$ 5 mil a cada um dos 300 selecionados, servindo como capital semente para alavancar a empresa, além de capacitações focadas em gestão de negócios com o acompanhamento do Sebrae durante 12 meses”, comenta Janaina.

Vamos considerar aspectos ligados ao comportamento empreendedor, finanças e inovação na seleção dos vídeos, e todos os inscritos terão acesso a um curso do próprio TikTok sobre como usar melhor a rede social para desenvolver sua marca.

Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional.

O lançamento do concurso aconteceu oficialmente no espaço Vila Empreendedora, durante a Feira do Empreendedor 2023, realizada em outubro, em São Paulo. Na ocasião, foram destacadas as oportunidades para empreender no ambiente digital e os recursos que o TikTok oferece para os donos de pequenos negócios.

Como participar

O primeiro passo é postar um vídeo na plataforma, contando como o TikTok contribuiu para impulsionar o seu empreendimento, com resultados concretos, como aumento nas vendas, maior exposição, parcerias etc. É preciso marcar a postagem com as hashtags #TikTokmefezEmpreender e/ou #EmpreendendonoTikTok.

O próximo passo é preencher o formulário de inscrição, seguindo as instruções do aplicativo para inclusão do link do vídeo. Cada participante só poderá concorrer com um vídeo que deve ser de autoria original do próprio empreendedor e deve estar em conformidade com as Diretrizes da Comunidade do TikTok.

Clique aqui para acessar o regulamento e se inscrever.

Após o fim do prazo de inscrição, a banca avaliadora formada por representantes do Sebrae e do TikTok vai avaliar as postagens e selecionar os melhores vídeos. De acordo com o regulamento, os critérios de avaliação incluem originalidade, qualidade do vídeo, engajamento com a plataforma, diversidade e inclusão, além dos resultados.

A divulgação dos vídeos vencedores está marcada para o dia 30 de novembro. Também está prevista uma cerimônia de premiação, no dia 6 de dezembro, com a presença da diretoria do Sebrae e do TikTok, entre outros convidados.

Parceria Sebrae e TikTok

O concurso é inédito e um marco da parceria estratégia entre Sebrae e TikTok. Entre as outras ações estabelecidas, destacam-se as de posicionamento digital e capacitação direcionadas para as micro e pequenas empresas interessadas em expandir sua presença no mercado no digital.

Com quase 90 milhões de usuários apenas no Brasil, o TikTok é considerado uma das principais redes sociais no momento com potencial para impulsionar negócios e marcas, ao gerar visibilidade a produtos e serviços de diferentes segmentos.

Confira dicas do Tik Tok para criar um conteúdo arrasador

  • Aprenda a surfar nas trends: encontre uma trend, entenda o quanto ela pode ser relevante para o seu negócio e depois crie um conteúdo bem natural, utilizando da trend para que o vídeo ganhe um potencial maior de alcance.
  • Faça vídeos de forma caseira, com o que tiver em mãos: já ficou claro que o TikTok é menos sobre filtros e mais sobre autenticidade. Isso gera identificação com o usuário, por isso, preze pelo simples, sem muita produção, mas use e abuse dos recursos que a própria plataforma pode te oferecer, como lettering, músicas etc.
  • Som é a alma do seu conteúdo: começar o vídeo com alguma música animada, ou algum ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), já vai prender a atenção do usuário. E existem diversos recursos para usufruir da sonoridade: a narração é uma das principais, além das músicas que estejam bombando, transições e tudo o que traga dinamismo para o seu conteúdo. Afinal, lembre-se que é por meio do entretenimento que você apresentará a sua marca.
  • A prática dos 3R’s: ritmo, rima e razão. O ritmo é uma das formas que nosso cérebro usa para organizar tarefas e liberar nossa atenção, o que nos coloca em sintonia com os outros. Nos conteúdos, a rima pode ser uma frase que se repete, uma piada recorrente ou até uma transição usada por todo o vídeo. Já a razão é o propósito do seu vídeo, o que faz seu conteúdo se conectar com o usuário. Usando dessa prática, a probabilidade do seu vídeo bombar é enorme.
  • Por fim, uma dica extra: usufrua de todos os recursos que a plataforma disponibiliza, como o site tiktok para você, uma plataforma pensada justamente para ajudar o empreendedor a bombar na plataforma, com dicas e insights; a central de criativos; o TikTok Snacks, que ensina tudo sobre as ferramentas e práticas criativas para os conteúdos da sua marca; e o blog do TikTok For Business, com conteúdo pensado para o empreendedor. E lembre-se: não existe uma fórmula mágica, portanto, testar sempre é o melhor caminho.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui