De participante a expositora no Rio Inovation Week (RIW), a startup Levilo comemora a chance de mostrar seu trabalho em uma das maiores jornadas de inovação e tecnologia da América Latina, que será realizada de 8 a 11 de novembro na capital fluminense. A empresa foi uma das 300 selecionadas pelo Sebrae para apresentar suas soluções em um estande próprio no evento.

Conexão com investidores e comunidades de inovação: as expectativas das startups para o RIW
A startup Levilo foi uma das selecionadas pelo Sebrae para expor na RIW. Foto: divulgação.

Com foco nos restaurantes e deliverys, a Levilo, de origem carioca, desenvolveu soluções para incentivar a transformação digital nos empreendimentos, como integração com iFood, gestão de mesas com comanda no celular para o garçom, autoatendimento via QrCode e cardápio digital.

“A gente tem o propósito de transformar empreendedores do Brasil em empresas fortes, principalmente diante da estatística de falência do pequeno negócio”, frisa o proprietário Rafael de Melo Barbosa.

Ele se mostra confiante quando questionado sobre o RIW. “Esperamos divulgar nossa marca para que mais negócios entrem na transformação digital e automatizem processos, ganhando produtividade e lucratividade”, responde.

As expectativas são altas também para o empresário Bruno Nunes dos Reis, à frente da Mega Suporte, do Distrito Federal. “Queremos apresentar a nossa startup para investidores que buscam soluções inovadoras e disruptivas. Este evento é uma vitrine tecnológica para o mundo dos negócios”, afirma. “Esperamos receber propostas para alavancar e escalar a nossa solução”, complementa o empreendedor da área de serviços de Tecnologia da Informação (TI).

Alfabetização digital para mulheres

Mostrando a força e o peso da liderança feminina, a empresa Mulheres Conectadas promete elevar as discussões sobre os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) na Rio Inovation Week. Esta startup de Tecnologia Social, com sede em Alagoas, opera por meio de uma multiplataforma interativa, que integra uma jornada empreendedora inteligente, com base no metaverso e na gamificação.

Conexão com investidores e comunidades de inovação: as expectativas das startups para o RIW
Alessandra Pontes é uma das co-fundadoras da startup Mulheres Conectadas, que tem entre seus objetivos promover a democratização digital. Foto: divulgação.

A empresa atua pela democratização do conhecimento e a alfabetização digital, esclarecendo meninas e mulheres sobre a transformação figital e digital, gerando mais oportunidades para esse público, explica a co-fundadora Alessandra Nascimento Pontes. Segundo a doutora em Distúrbio do Desenvolvimento e Mestre em Modelagem Computacional, o RIW é um espaço estratégico que pode proporcionar o escalonamento do negócio e a “conexão com empresas que acreditam no processo de alfabetização digital, além de viabilizar o networking com comunidades de empreendedorismo e inovação”.

Critérios de seleção

A Levilo, a Mega Suporte e a Mulheres Conectadas se destacaram dentre as mais de 600 startups que se inscreveram no processo seletivo promovido pelo Sebrae. As escolhidas tiveram que se sobressair nos critérios tecnologia (que fosse, de preferência, aderente ao evento), desenvolvimento (aquelas que já haviam atingido o estágio de maturidade, ou seja, após a fase de validação), equipe empreendedora, engajamento e envolvimento com ecossistema de inovação local e participação em programas do Sebrae.

“O evento é uma grande oportunidade, tanto de conexão quanto de conhecimento. A previsão é que 50 mil pessoas circulem nos quatro dias de RIW, incluindo potenciais clientes e, até mesmo, investidores. É uma grande vitrine”, argumenta o analista de Inovação do Sebrae Eraldo dos Santos.

Além da Mulheres Conectadas, que representa o Alagoas, os demais estados nordestinos também enviarão startups para o evento no Rio. A seleção do Sebrae fornecerá, fora o espaço para exposição e credenciamento no evento, diárias de hospedagem para 25 empresas das regiões Norte e Nordeste.

Mais sobre a programação

O Sebrae desembarca no RIW apresentando todos os seus programas, com atendimento personalizado ao público no estande oficial. O Palco Sebrae trará programação específica para as micro e pequenas empresas nas mais diversas áreas, durante os quatro dias do encontro.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) também estarão distribuídos por todo o evento, oferecendo consultoria e iniciação em inovação para os negócios interessados. Mais de 50 profissionais atuarão divididos por áreas estratégicas como transformação digital, educação e agronegócio.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui