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Criado pelo Banco Central, o open banking tem como objetivo o compartilhamento de informações bancárias entre diferentes instituições financeiras.

Nesse modelo, que deve ser completamente implementado no país até outubro de 2021, o cliente é dono de todas as suas informações bancárias e de seu histórico, o que deve facilitar negociações futuras, inclusive pela diminuição de burocracia.

Obviamente, esse modelo trará mudanças não apenas para pessoas físicas, mas para todo tipo de negociação no país, e o varejo não é exceção.

Com total acesso ao perfil e ao comportamento financeiro de cada cliente, as empresas terão a oportunidade de oferecer soluções e produtos de maneira muito mais objetiva.

E isso gera, sim, uma maior concorrência entre elas, levando-as a repensar suas estratégias de marketing e a maneira como abordam os consumidores.

Vale destacar que esse acesso será obtido por meio de parcerias com instituições autorizadas pelo Banco Central e, evidentemente, os dados só estarão disponíveis com a devida autorização do cliente em questão.

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No fundo, talvez o setor de varejo seja o mais afetado por esse novo sistema, mas não de uma maneira negativa.

As mudanças na forma como se faz comércio não significam o seu fim, mas um novo caminho, uma alternativa de melhoria, que tornará as operações mais ágeis e transparentes.

Deve-se observar que esse modelo também aproxima as empresas de seus potenciais consumidores, evitando desde falhas de entrega até fraudes.

A chegada do Open Banking não significa que o velho sistema bancário vá morrer, mas, com certeza, ele deverá se adaptar, bem como outros setores e os próprios cidadãos.

No entanto, é inegável que, para os lojistas, passadas as eventuais dificuldades de adaptação, a tendência é que o novo modelo facilite as negociações trazendo agilidade, transparência e segurança; conceitos mais do que necessários neste momento em que ainda estamos saindo de uma crise.

Por Davi Holanda, CEO da Acesso Soluções de Pagamentos

Sobre a Acesso

A Acesso tem um ecossistema com diversas linhas de negócios: Bankly, plataforma de bank as a service que suporta todos os produtos e serviços da empresa e apresenta um conjunto de soluções e serviços financeiros que, por meio de sua tecnologia, permite que os parceiros operem “como bancos”, viabilizando que eles forneçam soluções bancárias para seus clientes; o Acesso Bank, uma solução bancária digital completa; e Meu Acesso e Acesso Empresas no portfólio de cartões pré-pagos recarregáveis. 

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Fonte: Jornal Contábil
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