A COP é a maior e mais importante conferência relacionada ao clima do planeta. Entre os grandes objetivos desta COP está a mitigação das emissões de gases do efeito estufa, que geram as mudanças climáticas.
Nesta segunda-feira, 14 de novembro o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou para a cidade de Sharm El Sheik no Egito, onde está acontecendo a COP 27 a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
Hoje dia 16 de novembro ás 11h, horário local (6h de Brasília), Lula fez o seu primeiro discurso público na COP27 no evento Carta da Amazônia. Confira detalhes!
Leia Também: Confira a lista atualizada dos novos nomes da equipe de transição de Lula
“O Brasil está de volta”
“O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido durante os últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado, é um país muito grande, tem uma cultura extraordinária, é um país megadiverso, e resultado de uma miscigenação extraordinária e não pode ficar isolado como ficamos nos últimos quatro anos”, disse.
“O Brasil não viajava para nenhum País e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se nós tivéssemos sofrendo um bloqueio e não era um bloqueio econômico, não era um bloqueio político, era simplesmente um bloqueio contra a antidemocracia, contra o negacionismo, contra um bloqueio que não fazia nenhum esforço para conversar com o mundo”, declarou Lula.
Durante o evento, Lula recebeu a carta do consórcio de governadores da Amazônia Legal. O documento, lido e entregue pelo governador Helder Barbalho, defende uma agenda comum regional para a transição climática.
“Não temos que medir esforços para convencer as pessoas que uma árvore em pé vale mais que uma árvore derrubada. Não vamos discutir queimadas e desmatamento só em Brasília, vamos conversar com prefeitos, ver que recursos são necessários”, afirmou Lula.
Leia Também: Seria um erro de estratégia Lula não apoiar os CAC’s?
COP 30 no Brasil
Durante seu discurso na COP 27 o presidente eleito anunciou que pedirá à ONU para que o Brasil seja sede da COP30, marcada para 2025. Ele também se comprometeu a atender um pedido feito por Helder Barbalho, governador do Pará, que solicitou que a futura conferência seja feita na Amazônia
“Vamos falar com o secretário-geral da ONU para que a COP seja feita no Brasil e na Amazônia. Acredito que há dois Estados que têm estrutura para receber qualquer conferência: Amazonas e Pará” disse Lula.
“Aí vocês vão ter que discutir entre vocês quem tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura para receber as milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado”, brincou, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho. “Eu acho muito importante que seja na Amazônia, que as pessoas conheçam de perto o que é aquela região”, completou.
O Brasil iria sediar o evento em 2019, mas o presidente Bolsonaro cancelou após ser eleito em 2018. Existe a expectativa que Lula confirme durante a conferência internacional a realização da COP no Brasil em 2025.
Leia Também: Governo vai liberar 13º do Auxílio Brasil neste final do ano?
Pronunciamento oficial
O momento mais aguardado acontecerá às 17h15, horário local (12h15 de Brasília), quando Lula fará pronunciamento na COP27, na área da ONU, a Blue Zone.
Na sua pagina oficial no Twitter, Lula publicou: “Farei um pronunciamento 12h15 do horário brasileiro, na área da ONU. O Brasil está de volta ao mundo para debater a questão climática”, escreveu.
Amanhã, 17 de novembro Lula irá se encontrar com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, as 10hrs (5h no horário de Brasília). Logo mais as 15h (10h em Brasília) o encontro será com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
O post Confira detalhes do primeiro discurso de Lula na COP 27 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui