Em mais de 20 anos de comércio varejista acumulei muito conhecimento. Histórias que conto com prazer e que fazem refletir sobre o que garante o sucesso das vendas: são atitudes simples que devem estar na nossa mente para trazer resultados excelentes. Eu as resumo em 10:
- O cliente dever ser recebido com a alegria, sorriso e atenção. Nada de avisos sonoros na entrada. O olho do vendedor tem que ser atento e a recepção entusiasmada, presente, calorosa. O consumidor percebe que é bem-vindo.
- Sem julgamentos ou preconceitos. Não imagine que o consumidor já está convencido ou que não vai comprar nada. As pessoas são surpreendentes. Trate-as todas com atenção, respeito, dedicação.
- Concentre seus esforços e atenção no cliente e na venda. Não permita que acontecimentos paralelos e distrações interfiram no processo. Isso vale para conversas paralelas, arrumações fora de hora, olhadinhas no celular etc.
- Ame o que você faz e o que você vende. O cliente só pode ser seduzido por algo que seja capaz de despertar paixão. Ninguém melhor para fazê-lo do que você!
- Conheça tudo sobre seu produto e sobre seu mercado. Apenas quem tem conhecimento pode falar com segurança e sinceridade sobre aquilo que vende. O consumidor informado fará uma compra muito mais consciente, um negócio mais proveitoso. Essa satisfação é que fará dele um cliente fiel.
- Vá criando sua própria “biblioteca de histórias” para contar aos clientes. O encantamento criado no momento certo ajuda a gerar um ambiente alegre e descontraído, propício em momentos específicos do processo de vendas.
- Seja paciente e persistente, mas sem ansiedade. Sufocar o cliente pode acabar com a venda. Por outro lado, um vendedor calmo e centrado o ajuda a avaliar com mais clareza. Não aceite o primeiro “não” como definitivo. Tente saber as razões do consumidor, oferecer algo mais próximo de suas expectativas, conversar melhor sobre o produto.
- Negociações ruins acontecem, mas o medo de fracassar não deve abalar sua autoestima. Na próxima oportunidade seu empenho será ainda maior e essa energia vai determinar uma venda de sucesso!
- Faça o cliente saber que comprar com você é um ótimo negócio. Esteja disponível e visível, dê o seu melhor. Ótimas experiências são quase um contrato de volta e é você que o consumidor vai procurar em primeiro lugar.
- Seja atento às gratificações. Brindes são bem-vindos. Um pós-venda atento e bem-feito fideliza o consumidor. Sempre deixe claro que você segue disponível após a venda.
Tenha sempre em mente esses conselhos. Se ainda não os colocou em prática, comece já e veja suas vendas se multiplicando em pouco tempo!
Por André Zem, Empresário, palestrante e autor do livro “Nunca mais perca uma venda em hipótese nenhuma”.
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Fonte: Jornal Contábil
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