Imagem por @freepik / freepik

A contratação de um profissional com mais de 50 anos é um tabu há muitos anos. Isso porque a imagem de um profissional competente, rápido e capaz de desenvolver objetivos está relacionada com uma pessoa mais jovem. Mas não há nenhuma restrição de idade para aquele que investe na carreira e está pronto para encarar novos desafios no mercado de trabalho.

É importante deixar claro que muitas pessoas nessa faixa etária continuam ativas e com objetivos financeiros a serem cumpridos. Por isso, elaboramos algumas dicas para que seja possível vencer a barreira do preconceito e aumentar ainda mais as chances de conseguir aquela vaga de emprego desejada.

Se dedicar, estudar e aprender coisas novas. Investir no próprio conhecimento é fundamental. Independentemente se é uma qualificação ou requalificação, se manter ativo vai permitir que você esteja preparado. Então, os especialistas apontam que ter o domínio das tecnologias, além de falar inglês, pode ser o diferencial

Fazer alguns cursos vai permitir ainda o tão falado network. Isso porque você vai lidar com pessoas desconhecidas, mas que também fazem parte do seu nicho profissional. Seja um professor ou colega de classe, alguns deles podem abrir portas no mercado de trabalho. Também é possível expandir os contatos por meio de redes sociais.

Vale lembrar que as pessoas com mais de 50 anos têm uma longa experiência, seja na vida pessoal ou profissional. Durante os processos seletivos, desde a elaboração do currículo até as etapas presenciais, é preciso focar nisso. Empresas querem resolver os problemas, e quem está nessa idade, certamente, já tem bagagem para lidar da melhor maneira com os desafios.

Em algumas situações, a pessoa pode ser superqualificada para a vaga disponível. Explicar exatamente o motivo, além de dizer que entende o momento econômico que o país vive, vai deixar sua relação com o recrutador mais transparente e, assim, aumentar suas chances.

Uma boa saída para voltar a trabalhar é ficar atento sobre os concursos abertos para se candidatar. Por exemplo, a Receita Federal deve realizar provas no próximo ano. São 699 vagas disponíveis para Analista Tributário e Auditor Fiscal. Os salários iniciais são de R$ 11 mil e R$ 21 mil, respectivamente.

E, para finalizar, tenha resiliência e inteligência emocional para lidar com tudo isso. Ter esse jogo de cintura, principalmente durante as etapas para que a empresa selecione um profissional, demonstra autoconfiança e segurança. São duas características que devem andar lado a lado com a experiência profissional de uma pessoa com mais de 50 anos.

O post Confira dicas para aumentar a empregabilidade após os 50 anos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui