Imagem por @katemangostar / freepik

Os últimos anos foram marcados por inúmeras mudanças no ambiente de trabalho e, com isso, os espaços corporativos tornaram-se mais flexíveis e plurais. Nesse cenário, os colaboradores desfrutam de melhores condições e benefícios, novos termos surgiram e o ‘corporativês’ ganhou infinitos jargões, estrangeirismos e termos técnicos que marcam presença na rotina das empresas.

Fato é que o mundo empresarial possui siglas, expressões e conceitos exclusivos, em suma utilizadas em inglês, como officeless, anywhere office, workcation e muitos outros. Além disso, a pandemia da Covid-19 trouxe para o mercado infinitos modelos de trabalho, portanto, ser fluente neste novo vocabulário é essencial no dia a dia.

Confira abaixo os principais conceitos que estão – e vão continuar – fazendo parte da rotina corporativa:

Officeless

O conceito officeless significa, literalmente, sem escritório. Isto é, o termo é utilizado em suma para designar empresas que não possuem ou não precisam de um espaço físico para realização de suas respectivas atividades. Neste caso, os colaboradores trabalham remotamente, onde e como preferirem. Flexibilidade, mobilidade e confiança são as principais características do officeless e, por isso, é possível explorar novos ambientes.

Anywhere office

Já o anywhere office trata-se do escritório em qualquer lugar, ou seja, o trabalho pode ser realizado em qualquer lugar do mundo. Este conceito tornou-se tendência nas organizações ao oferecer independência e liberdade, afinal, mesmo com vínculo empregatício, os colaboradores não precisam estar em um escritório ou sede da empresa, basta apenas acesso à internet e aos sistemas operacionais.

Workcation

Também conhecido como workoliday ou woliday, este conceito dispõe da possibilidade de viajar para pontos turísticos enquanto trabalha. Conhecidos como nômades digitais, o colaborador aluga uma casa na praia ou no campo e realiza suas atividades enquanto desfruta da vista de uma paisagem paradisíaca, por exemplo. No caso do workcation, há apenas dois pré-requisitos: wi-fi e conforto. O formato possibilita uma rotina de trabalho menos estressante e mais produtiva.

Coworking

Tendência que voltou a ganhar força, o coworking aposta no compartilhamento de espaços. Basicamente, cada empresa usufrui do local por tempo determinado, que conta com internet e instalações físicas semelhantes ao escritório. Com a ascensão do trabalho híbrido, muitas organizações estão apostando na criação de coworkings em regiões descentralizadas das grandes cidades. O principal benefício deste modelo é o networking que fomenta a troca de ideias, experiências, além de mais produtividade e até mesmo criatividade.

Zoom fatigue

Conhecido como a fadiga do zoom, uma plataforma virtual para reuniões, diante da expansão do home office e, sobretudo, o excesso de videoconferências, este estado de exaustão se dá muitas vezes por conta da quantidade excessiva de contato visual durante uma reunião virtual, além do incômodo ou mal-estar em visualizar a si mesmo a todo momento na chamada, algo que torna a situação ainda mais estressante. Estabelecer uma rotina organizada, dispor de horários para as refeições e pausas entre as atividades, é essencial para minimizar o esgotamento mental.

Burnout

Também conhecido como a “síndrome do esgotamento profissional”, o temido burnout está mais popularizado entre os colaboradores. Resumidamente, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo excesso de estresse e tensão emocional na rotina corporativa. O conceito foi muito disseminado ao longo da pandemia da Covid-19 principalmente diante da ausência de separação entre questões pessoais e profissionais, além da falta de ergonomia no home office.

O post Confira o Novo Vocabulário corporativo com conceitos importantes no mundo empresarial! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui