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Seis em cada dez empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de operação.

Isto é o que apontam os dados da Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgada em outubro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda segundo o levantamento, cerca de apenas 40% das 597.200 empresas criadas em 2012 estavam ativas em 2017.

Analisando este cenário, e pensando em oferecer ferramentas estratégicas que auxiliem o empreendedor, Márcio Ribeiro, proprietário da rede Iroha Sushi, aponta os cinco maiores erros que um empresário pode cometer ao abrir seu negócio.

“Alguns deslizes podem parecer simples e superficiais mas acabam impactando a rotina do estabelecimento e o andamento do serviço como um todo.

Logo, um conteúdo claro e didático se faz necessário para trazer mais embasamento teórico-prático aos proprietários de estabelecimentos”, ressalta Márcio.

Abrir um negócio sem a devida divulgação

Traçar uma estratégia de divulgação é fundamental para que o público saiba que seu negócio está ativo e possui seus respectivos diferenciais.

“Uma ideia simples e eficaz que certamente vai impulsionar muito a visibilidade do seu negócio é apostar alto no Instagram.

Especificamente em sorteios e promoções nessa rede.

Essa estratégia, adaptada ao seu modelo de negócio, claro, tende a ser altamente assertiva e lhe garantir, além de divulgação online, relevância”, explica o proprietário do Iroha Sushi.

Abrir um negócio sem um alto nível de qualidade

Ao que parece, trata-se de uma dica que pode ser um tanto quanto “óbvia” para algumas pessoas, no entanto, Márcio explica a fundo todos os aspectos que estão envolvidos no comprometimento do empreendedor com a qualidade do seu produto.

“Estar atento a qualidade envolve mais do que vender um produto que acredita-se ser bom. Envolve você conhecer a fundo seu produto.

No caso do ramo gastronômico, especificamente, o proprietário precisa conhecer tudo o que envolve o produto que está sendo comercializado dentro do seu estabelecimento e isto vai desde os ingredientes utilizados até as preferências do público”, destaca o empresário.

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Abrir um estabelecimento sem pesquisar os arredores

Região, concorrência e perfil do cliente são três fatores que, segundo Márcio, devem estar no radar de quem busca abrir um negócio físico.

“Por exemplo: se você pretende abrir um restaurante na Faria Lima, em São Paulo, precisa estar ciente de que trata-se de um ponto comercial.

Logo, a maioria das pessoas que passa o dia por lá, trabalha nos escritórios e sai apenas no horário de almoço – portanto, precisam de opções mais acessíveis e rápidas, visto que se tem uma hora de almoço.

Logo, envolve toda uma logística nesse horário que precisa funcionar de maneira rápida e assertiva”, ressalta Márcio.

Abrir um negócio sem ter uma equipe qualificada e pré selecionada

“O processo seletivo dos funcionários é algo que deve ser altamente criterioso, visto que são essas pessoas que vão ajudar o seu negócio a crescer e se estabilizar.

Todos precisam estar alinhados com a proposta do negócio – dando conta das suas respectivas funções e dos horários de pico, no atendimento ao cliente, durante o dia – e querendo crescer junto com a empresa.

Isso é primordial”, enfatiza o empresário.

Abrir um negócio sem caixa para manter

Contar com um capital de giro – e com uma reserva separada – é fundamental para que determinado negócio se estabeleça com mais organização e responsabilidade.

“Nem sempre seu negócio vai estar indo super bem e você precisa ter como arcar com os períodos mais difíceis sem fechar as portas de vez.

Essa medida exige: planejamento financeiro, capacidade de adaptação e visão a médio/longo prazo”, aponta Márcio.

Seguindo estes conselhos, Márcio acredita que os novos empreendedores conseguiram organizar melhor seu plano de negócios e obter mais sucesso em sua empreitada.

“Um dos meus objetivos pessoais é aproveitar a minha bagagem para ajudar outras pessoas, no caso, outros empresários.

Creio que, se nos ajudarmos, todos lucram”, finaliza.

Por Márcio Arlindo Ribeiro, Sócio-fundador da rede de restaurantes Iroha Sushi.

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Fonte: Jornal Contábil
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