A legislação fiscal brasileira é extremamente complexa. Assim, o cálculo dos tributos, a emissão e guarda das notas fiscais, muitas vezes, se torna um desafio para o empreendedor ou para os gestores do negócio.
Mas, apesar das dificuldades, é preciso aceitar o fato de que a correta gestão de emissão de notas fiscais é essencial para que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações tributárias.
E se o controle sobre esses documentos ainda é algo em que muito gestores costumam ter dificuldades e acabam não o fazendo da melhor maneira, é fundamental reverter essa situação.
A questão é que qualquer erro referente às notas fiscais pode causar problemas junto aos órgãos fiscalizadores e trazer prejuízos para o seu negócio.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com alguns erros que você deve evitar ao gerenciar esses importantes documentos.
Continue a leitura e saiba como fazer uma eficiente gestão de emissão de notas fiscais da sua empresa.
Conheça estes 8 erros de gerenciamento de notas fiscais que você pode estar cometendo:
- Não ter um padrão de organização
- Não conferir a autenticidade das notas fiscais
- Confundir o DANFE com a nota fiscal eletrônica
- Não ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores
- Desconhecer os prazos para armazenamento
- Não treinar os colaboradores que lidam diretamente com as notas fiscais
- Não fazer cópias de segurança das notas fiscais
- Insistir na emissão manual das notas fiscais
Gestão de emissão de notas fiscais: 8 erros que você deve evitar
1 – Não ter um padrão de organização
Não há como fazer uma boa gestão de emissão de notas fiscais se você não tiver um padrão de organização bem definido.
É preciso que fique claro, por exemplo, se as NFs serão separadas por cliente, por data ou por produto. A separação por categorias e subcategorias ajuda bastante a manter esse documentos organizados e fáceis de ser encontrados.
2 – Não conferir a autenticidade das notas fiscais
Outro erro bastante comum é não verificar a autenticidade das notas fiscais. A consequência é que, no caso de uma fiscalização, a sua empresa pode sofrer duras penalidades.
Portanto, para garantir que as notas fiscais são autênticas, faça a conferência no portal da Receita Federal. Você vai precisar ter em mãos a chave de acesso que se encontra no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
3 – Confundir o DANFE com a Nota Fiscal Eletrônica
Por falar em DANFE, é de extrema importância que você não confunda esse documento com as notas fiscais eletrônicas. Isso porque o DANFE não possui validade jurídica, sendo apenas uma versão resumida da NFe.
4 – Não ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores
Tudo fica mais difícil quando a empresa não possui um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores, inclusive no que se refere às notas fiscais.
Casa haja algum problema na emissão desse documento, como uma informação inserida incorretamente ou a perda de uma nota fiscal, será necessário contar com a cooperação deles para que tudo seja solucionado de maneira mais ágil.
Assim, você evita ter que enfrentar processos extremamente burocráticos para, por exemplo, cancelar uma NFe ou fazer alterações.
5 – Desconhecer os prazos para armazenamento
Muita gente não sabe, mas o prazo máximo exigido por lei para o armazenamento de notas fiscais é de 5 anos.
Isso significa que o fiscal da Receita Federal pode solicitar notas fiscais do seu estabelecido de até 5 anos atrás e, caso você não as tenha, estará sujeito a multas que podem ultrapassar R$ 1.000,00 por NFe.
6 – Não treinar os colaboradores que lidam diretamente com as notas fiscais
A falta de treinamento das equipes que lidam diretamente com as notas ficais da sua empresa é um erro grave.
Os colaboradores precisam saber como funcionam os processos de emissão, recebimento e armazenamento de notas fiscais, bem como as metodologias de organização adotadas pela empresa. Além disso, é importante definir responsabilidades.
Dessa forma, fica mais fácil manter tudo organizado, evitar erros e promover o acesso mais fácil e rápido a esses documentos.
7 – Não fazer cópias de segurança das notas fiscais
Outro erro que você deve evitar cometer na gestão de notas fiscais da sua empresa é não fazer o bom e velho backup das NFe.
Se você ainda tem notas fiscais de papel, procure digitalizá-las e salvar cópias virtuais em diferentes dispositivos de armazenamento.
As que já estão em formato eletrônico você pode salvá-las na nuvem. Assim, você não corre o risco de perdê-las caso o disco rígido do seu computador seja corrompido ou qualquer outro infortúnio aconteça.
8 – Insistir na emissão manual das notas fiscais
Quando você emite notas fiscais de maneira manual, além de levar mais tempo, você corre mais riscos de inserir dados incorretos e ter o trabalho dobrado para emitir um novo documento.
Tendo isso em vista, automatize essa tarefa. Com um bom software especializado, você consegue emitir notas fiscais automaticamente e enviar para os clientes com muito mais agilidade.
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Original por Contabilizei
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Fonte: Jornal Contábil
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