Conheça a Dieta Mediterrânea, eleita pela ciência como a Melhor do Mundo

Pela 6ª vez consecutiva, de acordo com o ranking do US News & World Report, a dieta Mediterrânea foi classificada como a melhor dieta do ano.

Médicos, nutricionistas e outros especialistas se reúnem anualmente para publicar esta classificação. Todos os especialistas são especialistas em doenças que requerem mudanças, como obesidade e diabetes tipo 2. A pontuação da dieta mediterrânea foi de 4,6 em cinco pontos. Outro valor foi de 4,2 para perda de peso.

Leia também: Secretária de Saúde promove práticas de medicina integrativa em Goiás

O que é dieta Mediterrânea?

Também chamada de dieta mediterrânea, ela também ajuda a mudar seu estilo de vida e melhorar seu metabolismo. A perda de peso e a disposição surgem como resultado de um estilo de vida saudável.

Não existe uma proporção exata de consumo, mas certos grupos de alimentos são essenciais para o sucesso do método. Por exemplo, azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijos são permitidos. No entanto, são proibidos produtos industrializados como alimentos congelados, enlatados, biscoitos, pão de forma e outros.

Por se tratar de uma dieta hipercalórica, vale a pena procurar um nutricionista para adequar as quantidades e porções de acordo com o seu estado de saúde.

Leia Também: Trabalho de parteiras é reconhecido pelo Sistema Único de Saúde-SUS

Cardápio

A dieta mediterrânea se baseia em:

  • Peixe e frutos do mar: Frutos do mar devem ser consumidos em grandes quantidades, de duas a quatro vezes por semana. Mas por que? Eles são uma ótima fonte de proteínas e gorduras saudáveis, como o ômega-3, que tem propriedades anti-inflamatórias, alivia dores, melhora a circulação e reduz o colesterol.
  • Azeite e gorduras boas: O azeite é uma fonte de gordura saudável para o coração. Portanto, até duas colheres de sopa por dia devem ser adicionadas às refeições dietéticas. Portanto, vale a pena adicioná-lo ao cozinhar, grelhar, assar ou mesmo em refeições prontas.

Além do azeite, os óleos vegetais, como o óleo de linhaça e o óleo de canola, também ajudam a regular o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.

  • Alimentos Integrais: Arroz, farinha, aveia e macarrão são as principais fontes de energia na dieta mediterrânea. Os ingredientes são ricos em fibras, vitaminas e minerais e também auxiliam na saciedade, combatem a prisão de ventre e reduzem a absorção de açúcares e gorduras.

Além dos cereais, a alimentação também deve ser rica em vegetais proteicos, como feijão, soja, grão de bico, sementes de abóbora e linhaça, que também ajudam a fortalecer os músculos e melhorar o metabolismo.

  • Frutas e vegetais O ideal é consumir até nove porções de frutas e verduras por dia. Eles são responsáveis ​​por fibras, minerais, vitaminas e dão sensação de saciedade. Por isso, aposte na variedade e na cor, pois as substâncias que promovem a saúde são antioxidantes, auxiliam no funcionamento do intestino e fortalecem o sistema imunológico.
  • Leite e derivados: Os laticínios são fonte de cálcio e proteínas, itens importantes da dieta mediterrânea. Os mais comuns são os queijos brancos, ricota, requeijão e iogurtes naturais, mas o leite desnatado também é uma opção. Para reduzir o consumo de gordura, é necessário escolher versões light dos produtos.
  • Proteínas e leguminosas: Grão de bico, lentilha e feijão são fontes de carboidratos e proteínas. As leguminosas são, portanto, ricas em minerais como potássio e ferro, além de vitaminas. No menu, os pratos com ovos, cereais e peixes são mais frequentemente listados.
  • Bebidas: O vinho tinto é o lançamento mais curioso da dieta, isso porque a bebida, além de ser um antioxidante natural, também previne a formação de gordura nas artérias. Desta forma, é permitido beber um copo, 180 ml, uma vez ao dia, de preferência a noite. A água é, portanto, a bebida mais adequada para consumir, uma opção é aromatizá-la com frutas ou vegetais.

O post Conheça a Dieta Mediterrânea, eleita pela ciência como a Melhor do Mundo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui