A loja de embalagens, artigos de festa e fantasias da empresária Luciana Carvalho já nasceu no ambiente digital. Ela começou revendendo produtos de fornecedores no Mercado Livre e, aos poucos, ampliou para outros marketplaces, como a Shopee e a Shein. Está nos planos da empreendedora trabalhar também com a Magalu e a Amazon. A empresa on-line deu tão certo que Luciana lançou sua marca própria: a Embalagens ETC. “Um produto que eu vendia muito na internet começou a dar problema de fornecimento, aí resolvi mandar fazer com a minha marca. Começamos a comercializá-lo há um mês e já é sucesso de vendas”, comemora. Em breve, ela ainda planeja criar um site próprio para a empresa de multimarcas.

Conheça a história de empresa que nasceu no digital e hoje tem até marca própria de embalagem
Luciana Carvalho começou a empreender no ambiente digital. Foto: divulgação

Segundo ela, iniciar o negócio no ambiente digital foi uma escolha acertada, pois “é mais simples e menos custoso”. Quando ela começou a ganhar estabilidade, decidiu abrir também uma loja física na cidade de Atibaia, em São Paulo. Mas o que sustenta a Festa Pratika são as vendas on-line. “A presença no digital é o que mantém a minha empresa de pé, o que move o meu negócio. Hoje, tenho uma loja física também, mas o fluxo de clientes é muito maior no ambiente digital”, afirma Luciana.

Para melhorar a presença no digital, ela investiu em anúncios patrocinados, conteúdos para as redes sociais, cursos de marketing, vendas e finanças, além de parcerias. “Tenho parcerias que me permitem captar imagens de suas atividades, como confeiteiras que usam as embalagens que eu vendo. Com essas imagens, faço a edição e coloco no Instagram. Também faço vídeos nos marketplaces focando na qualidade da embalagem”, conta a empresária.

O gerente de Soluções do Sebrae, Eduardo Curado, explica que os negócios digitais se caracterizam por já nascerem sem certos desafios que os tradicionais presenciais acabam tendo, como limitações de mercado.

Eles têm uma premissa digital, seja por meio de venda ou de relacionamento com seus clientes. Hoje, existem diversas plataformas de marketplace que possibilitam uma presença digital. Além disso, as mídias sociais permitem uma democratização da comunicação digital, com alternativas de investimentos mais modestos que podem trazer bons resultados no curto prazo.

Eduardo Curado, gerente de Soluções do Sebrae

Eduardo ressalta que os negócios digitais tendem a ser escaláveis e a ter um modelo baseado em dados. “Eles não têm as amarras de um negócio local, o que gera um desafio adicional de prazo de entrega e oferta de produto. Além disso, com o auxílio da tecnologia, é possível levantar e organizar o maior volume de dados dos seus clientes para personalizar ofertas e usá-los na tomada de decisão”, detalha.

Confira dicas do Sebrae para dominar o digital:

  • Invista na sua presença digital. Foque principalmente nas redes sociais como Instagram e TikTok. Elas são mais acessíveis em termos de investimentos e têm uma base gigante de usuários. O Sebrae oferece o curso “Presença digital: como construir a sua e qual a importância”.
  • Invista em SEO (otimização de pesquisa nos buscadores). Isso vai melhorar a sua visibilidade nos canais de busca, principalmente no Google;
  • É importante ter um bom website, com informações claras e relevantes dos seus produtos e serviços. Crie uma boa experiência de compra e um ambiente que permita o maior volume de informações para os seus clientes. O curso “Como criar um site para sua empresa” pode ajudar o empreendedor a criar o ambiente digital.
  • Foque na experiência do seu produto ou serviço. Garanta que a jornada do cliente seja simples, intuitiva e agradável. Invista em design de interface (UI) e experiência do usuário (UX) para facilitar a navegação no site ou aplicativo.
  • Ofereça suporte eficiente ao cliente e múltiplos canais de comunicação, como chat ao vivo, e-mail e redes sociais;
  • Tenha uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. É importante que você consiga chegar ao cliente de forma ativa e não só reativa. Ou seja, se o cliente não está vindo até você, é a sua ferramenta de CRM que permitirá que você chegue a ele de forma personalizada e assertiva. Quem quiser se aprofundar, pode saber mais sobre o assunto no curso “Como conquistar e manter clientes”.

Fonte: SEBRAE
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