Roubo de senhas, golpe do ingresso, pix, e outros golpes mais sofisticados estiveram entre as principais ameaças em 2022. As previsões são que, além de aperfeiçoar táticas já utilizadas, os criminosos irão explorar tecnologias para aplicar novos golpes esse ano.
Das preocupações contínuas, o ransomware segue em destaque. Segundo empresas de segurança digital como Avast! e Check Point Software, a tendência é que os ataques de ransomware – um tipo de software que se instala em computadores e sistemas, faz a encriptação e rouba os dados se intensifiquem em 2023.
Para Wanderson Castilho, perito em crimes digitais e CEO da Enetsec, o cenário em 2022 foi de muitas incidências envolvendo a segurança digital, e o maior desafio foi das pessoas e empresas se manterem protegidas. “Vivemos em uma escalada de ataques cibernéticos que cresce ano a ano, e 2023 infelizmente não será diferente. A verdade é que toda e qualquer novidade sempre gera uma nova onda de golpes. A criatividade dos cibercriminosos aliada com a tecnologia, e pouca compreensão das pessoas e empresas sobre segurança digital, faz com que o Brasil siga na mira dos criminosos”, explica.
Leia também: Receita Federal tem nome usado para aplicar golpe do Imposto de Renda
Conversamos com o perito em crimes digitais que destaca cinco golpes que merecem atenção esse ano, veja:
Engenharia social
Um relatório divulgado em 2021 pela DBIR demonstrou que a engenharia social está presente em 40% dos casos de violação de dados. Esse golpe consiste em manipular as pessoas a abrirem links de sites infectados, realizar transações ou ainda compartilhar dados confidenciais como senhas e número de seus cartões.
Ransomware em alta
Como já mencionado, segundo a Avast! e Check Point Software, a tendência é que os ataques de ransomware se intensifiquem.
Leia também: Ransomware no setor financeiro: Velhos motivos numa ótica sofisticada!
Deepfake
A Deepfake usa Inteligência Artificial para criar vídeos falsos. A tecnologia que é capaz de sincronizar movimentos, falas na boca de personagens e imagens de rostos foi bastante usada no período eleitoral de 2022. Com isso, Castilho alerta para a importância de os usuários saberem identificar essa prática a fim de evitar cair em crimes cibernéticos.
Algumas dicas do especialista, são: Observe os movimentos dos olhos e da boca: Escute bem os áudios; atente se às emoções condizem com a história narrada; observe as cores e veja o vídeo sempre em tela maior.
Vazamentos de dados dão origem a outros golpes
Só no ano passado, houve 2,8 bilhões de registros de informações pessoais expostas de forma indevida, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados -Serpro.
Esses vazamentos abastecem o crime cibernético e dão origem a outros golpes, uma vez que é possível utilizar os dados para fraudes, aberturas de contas e contratação de serviços.
Como evitar cair nesses golpes
O especialista ressalta a importância da adoção de medidas de segurança em seus dispositivos, celulares, WhatsApp, computadores ou e-mail. Além da verificação em duas etapas “ Evite clicar em sites suspeitos e dar dados pessoais, seja por telefone, links, SMS ou e-mail” alerta o especialista para pessoas físicas.
Leia também: Banco Central alerta para golpes relativos a valores esquecidos
Já para as empresas, Castilho recomenda que investimento em segurança digital aconteça o quanto antes, “Melhor do que apagar incêndios que custam financeiramente, e prejudicam a imagem da empresa, é muito mais eficiente atuar na prevenção”, conclui.
Por Wanderson Castilho, com mais de 5 mil casos resolvidos, o perito cibernético e físico utiliza estratégias de detecção de mentiras e raciocínio lógico para interpretar os algoritmos dos crimes digitais.
O post Conheça Cinco golpes que você deve ficar atento em 2023 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui