O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Mesmo com a diminuição da taxa de desemprego no Brasil, conseguir passar pela quantidade de processos seletivos e manter um emprego, é uma tarefa que requer muito esforço e dedicação individual fora do expediente. Entre as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores, estão as soft skills, que são as habilidades interpessoais de trabalho de cada um.
Um dos grandes desafios das empresas é atrair e reter talentos, então, mesmo que hajam vagas, são procurados profissionais que tenham o mesmo mindset e skills do perfil da companhia. De acordo com o Guia Salarial da consultoria de recrutamento Robert Half, essa é a preocupação para 84% das marcas. Isso é comprovado quando a mesma pesquisa aponta que, enquanto a taxa de desemprego de profissionais qualificados fica em torno de 5%, a dos demais atinge 9%.
Logo, para quem busca novas oportunidades, é um ótimo momento para buscar desenvolver as soft skills mais buscadas pelo mercado. Abaixo, listo as 5 habilidades mais procuradas pelas empresas:
1. Comunicação:
A habilidade de se comunicar é certamente uma das mais requisitadas para qualquer profissional. Para entender sua importância, uma pesquisa feita pela Project Management Institute Brasil mostrou que 6% das 300 grandes empresas definiram a comunicação no local de trabalho como o principal motivo para o fracasso de atividades.
Desenvolver habilidades comunicacionais é uma skill que é trabalhada desde a infância e é desenvolvida ininterruptamente durante a vida. O que é procurado são profissionais que deixem claro o status de suas atividades, conseguindo coordenar com diversos setores, para evitar eventuais perdas.
2. Liderança:
O papel de líder não deve ser exercido apenas pelos superiores das empresas, é algo que deve estar em todos os colaboradores, que devem ser capazes de motivar seus colegas. A capacidade de leadership em quem trabalha na empresa, potencializa os resultados de toda uma rede, dando mais independência e autonomia para que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e qualidade.
3. Adaptabilidade:
Muitos trabalhos estão repletos de fatores inesperados e muitas vezes imprevisíveis, que devem ser respondidos com prontidão. Se adaptar requer muito know how de seu campo de conhecimento para adquirir a capacidade de estar preparado para tudo em qualquer momento. Ter alguém com essa habilidade na equipe, traz confiabilidade para todos, por ter alguém capaz de lidar com as diferentes intempéries do cotidiano.
4. Trabalho em equipe:
Ninguém trabalha sozinho, por isso, várias habilidades convergem para saber lidar com uma equipe, que deve enfrentar as fases de um projeto como um conjunto. Saber compartilhar insights, manter relacionamentos profissionais, dar e receber conselhos, são algumas das características mais esperadas para trabalhos em equipe. O conceito de “dividir para multiplicar” está muito presente aqui, dividir o trabalho para multiplicar os resultados.
5. Empatia:
Respeitar o próximo não é essencial apenas para o trabalho mas também para a vida, ter consciência de seus atos e suas consequências, podem definir a diferença entre profissionais de confiança. Mais do que um asset profissional, ser empático é uma característica que deve ser procurada em qualquer lugar de nossas vivências. No mundo dos negócios, facilita a conexão, com colegas de trabalho, superiores e clientes, possibilitando um ambiente de trabalho cada vez mais frutífero, plural e eficiente.
Por Mara Lemes Martins, PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil – Business Network International – a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.
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Fonte: Jornal Contábil
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