Última das 16 matérias da série Glossário Agenda Climática mostra a diferença entre termos relacionados à COP30.

Na última matéria da série Glossário Agenda Climática, vamos conhecer detalhes sobre os conceitos de empreendedorismo sustentável e da construção de um ecossistema de inovação verde. Esses e outros termos são explicados para os pequenos negócios conhecerem e se prepararem para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro.

O empreendedorismo sustentável se refere à criação e gestão de negócios que, além de buscar lucro, têm como objetivo gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Esses empreendimentos incorporam práticas que promovem a sustentabilidade, como o uso eficiente de recursos naturais, a redução de resíduos e a adoção de processos produtivos menos poluentes.

Empreendedores sustentáveis desenvolvem soluções que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Esses negócios costumam atuar na geração e distribuição de energia solar, eólica ou de outras fontes renováveis e adotam modelos de reutilização e reciclagem de materiais, para evitar o desperdício e a extração de novos recursos naturais.

Foto: Divulgação

Ecossistema integrado

Já um ecossistema de integração verde é um ambiente colaborativo que reúne diversos atores, como empresas, instituições de pesquisa, governos e organizações não governamentais. Os participantes buscam promover e desenvolver inovações sustentáveis que atendam aos desafios ambientais e sociais.

Esses ecossistemas incentivam a criação de soluções que reduzem impactos ambientais, promovem a eficiência no uso de recursos e contribuem para a sustentabilidade. As mudanças são realizadas em três grandes áreas:

  • Fomento à ecoinovação: estimula a criação de tecnologias e processos que reduzem o risco ambiental e a poluição;
  • Desenvolvimento de políticas industriais verdes: apoia a transição para uma economia de baixo carbono e sustentável;
  • Implementação de soluções baseadas na natureza: usa processos naturais para enfrentar desafios socioambientais, como mudanças climáticas e perda de biodiversidade.

Agenda Climática

Esta matéria integra a série de reportagens da ASN sobre o Glossário Agenda Climática, iniciativa do Sebrae que busca traduzir termos-chave, esclarecer conceitos, expressões e informações relevantes no universo da agenda climática.

Na visão do Sebrae, a melhor compreensão sobre esta pauta transversal contribui para a adaptação dos pequenos negócios e da sociedade aos desafios advindos das mudanças climáticas, impulsionando a economia verde e modelos de negócios sustentáveis em diversos setores.

O Sebrae na COP30

O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Com a abordagem da inclusão, levará à COP30 soluções inovadoras de MPEs que contribuem com a transição para a economia verde.

por Sebrae

O post Conheça detalhes do empreendedorismo sustentável e do ecossistema de inovação verde apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui