Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão) realizou, nesta terça-feira (16), o seu último encontro de 2025, em Brasília. A reunião, marcada pela despedida do contador, Aécio Dantas, na condição de presidente da Conselho Federal de Contabilidade (CFC), desde 2022, contou com a presença de representantes de diversas entidades de fiscalização profissional para discutir temas estratégicos para diversas áreas no país. Em clima de reconhecimento, os conselheiros ressaltaram a liderança firme e dialogada de Aécio, que consolidou o Fórum como espaço de convergência entre os 31 conselhos federais.

Na pauta da 122ª reunião, houve deliberações sobre o calendário de atividades de 2026, o acompanhamento de políticas de integridade e transparência e o fortalecimento da articulação institucional junto aos poderes constituídos. Além da aprovação da Ata da 121ª reunião plenária, realizada no dia 25 de novembro de 2025. Para Aécio Dantas, o desejo de seguir contribuindo e servindo sua profissão não está atrelado a um só cargo. “Quero fazê-lo de maneira mais leve e sem o peso das obrigações que cumpri, com muita responsabilidade e orgulho, à frente do CFC. Sempre estarei perto, sempre que quiserem estarei ao lado de todos neste Fórum”, disse emocionado.

Entre os pontos aprovados, destaca-se o calendário de reuniões plenárias de 2026, com encontros programados ao longo do ano na sede do CFC, o que vai garantir a continuidade dos debates e deliberações conjuntas. Também foram definidas e ratificadas indicações para as Comissões de Assessoramento Técnico, Parlamentar e de Assuntos Educacionais, que seguirão responsáveis por acompanhar temas como integridade, fiscalização profissional e projetos legislativos de interesse dos conselhos.

Ao longo da manhã, os discursos de agradecimento deram o tom da reunião, traduzindo em palavras o respeito construído na convivência cotidiana entre as lideranças dos conselhos. Dentre tantas falas emocionadas, representantes destacaram a disposição de ouvir, a serenidade nas decisões e a capacidade de construir consensos de Aécio Dantas. “Agradeço a todos, mais uma vez, e espero que o legado de minha gestão permaneça como referência para os próximos ciclos do Fórum”, finalizou Aécio Dantas.

Mesmo em clima de despedida, prevaleceu a mensagem de continuidade institucional: o colegiado reafirmou o compromisso com a integração entre os conselhos, o aperfeiçoamento da governança e a defesa intransigente da sociedade. A 122ª Reunião Plenária encerrou-se, assim, como um marco de transição, em que o reconhecimento ao trabalho realizado se somou à responsabilidade compartilhada de seguir fortalecendo o Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui