Por Maristela Girotto – Comunicação do CFC
Iara Flor

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, fez palestra na abertura do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, nesta terça-feira (18), na sede do Instituto Serzedello Correa, em Brasília (DF). Após a fala do presidente (veja matéria aqui), os demais membros do Conselho Diretor do CFC – vice-presidentes e representante dos técnicos em contabilidade – fizeram apresentações sobre os projetos prioritários de suas áreas para este biênio.

O vice-presidente Técnico, Idésio da Silva Coelho Júnior, foi o primeiro a falar. “A nossa proposta é pensar e trabalhar a profissão inserida no contexto internacional, para garantir que sejamos cada vez mais relevantes em áreas importantes, como a tecnologia, e em temas fundamentais para o país, como as reformas tributária e administrativa, entre outras”, afirmou.

Idésio Coelho destacou também a participação do CFC na Federação Internacional de Contadores (Ifac) e o compromisso firmado com a instituição internacional – uma das mais respeitadas do mundo – para o desenvolvimento da profissão no Brasil e adoção das normas internacionais, a fim de que elas sejam aplicadas ao setor público, às empresas privadas e todas as demais. O processo de elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e as demais atribuições da Vice-Presidência Técnica também foram abordadas pelo vice-presidente.

A vice-presidente de Registro, Lucélia Lecheta, apresentou os principais objetivos da área este ano. Ela citou a conclusão do novo sistema informatizado de Registro; a preparação de um projeto unificado para registro em âmbito nacional; o estudo da possibilidade da criação da figura do estagiário; e, entre outros pontos, um trabalho que está sendo realizado pela Vice-Presidência sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que deverá entrar em vigor em agosto deste ano – na profissão contábil.

“Estamos focados em melhorar a porta de entrada dos profissionais no Sistema CFC/CRCs”, ressaltou Lucélia Lecheta, referindo-se aos projetos que visam à melhoria do registro em todos os Conselhos Regionais.

Os projetos aprovados para o exercício de 2020 da Vice-Presidência de Controle Interno foram resumidos pela vice-presidente Vitória Maria da Silva. “A nossa principal meta é a consolidação dos balanços dos CRCs”, disse ela, solicitando o envio das prestações de contas dos Regionais até o final deste mês.

De acordo com Vitória Maria da Silva, entre os projetos em desenvolvimento na Vice-Presidência, constam o de revisão da legislação aplicada ao Sistema CFC/CRCs, a realização e acompanhamento de auditorias no Conselhos Regionais e, entre outros, o assessoramento contábil aos Regionais.

Sergio Faraco, vice-presidente Administrativo do CFC, citou a Resolução nº 1.543/2018 – que aprova do Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs para 2018/2027 –, para falar sobre os projetos prioritários da área. Segundo ele, serão revisados procedimentos de compras e aquisições para maior eficiência e, entre outros pontos, está prevista a conclusão e execução do projeto de reforma do prédio do CFC.

O papel da Câmara de Desenvolvimento Operacional e a atuação da Vice-Presidência foram abordados pelo vice-presidente João Altair Caetano dos Santos. Ele falou sobre o projeto de apoio à cobrança; o gerenciamento e a aprovação das solicitações para concessões de auxílios pelos CRCs; as normas de cobrança e a resolução da anuidade; a coordenação do processo eleitoral e vários outros temas.

Da mesma forma, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria de Carvalho Campos, apresentou as principais atribuições da Vice-Presidência. Entre as principais metas citadas por ela, estão o julgamento de todos os processos em até 180 dias após a data de entrada no CFC; o treinamento de fiscais e conselheiros da área de Fiscalização dos CRCs; e a conclusão da atualização de quatro resoluções e dois manuais.

Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Política Institucional, apresentou os membros da Câmara de Assuntos Políticos Institucionais e as principais tarefas da área. “Está na nossa missão dialogar com os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – e os seus diferentes órgãos e instâncias, para discutir os temas de interesse da classe”, afirmou. Segundo ele, atualmente há cerca de 600 projetos de lei no Congresso Nacional que afetam, direta ou indiretamente, a contabilidade.

O vice-presidente também citou os projetos vinculados à Vice-Presidência, como o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Projeto Mulher Contabilista, CFC Jovem, Observatório Social do Brasil (OSB), Contabilidade Eleitoral e outros, incluindo-se, ainda, a representação em organismos internacionais, a exemplo da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, ao falar sobre os principais trabalhos desenvolvidos pela área, citou a grande responsabilidade de atuar para a mudança do perfil dos profissionais, contribuindo para o aperfeiçoamento das habilidades e competências que o mercado atual exige.

Entre os vários projetos citados pelo vice-presidente, a ampliação do Programa de Educação Profissional Continuada está entre as prioridades. “Precisamos ajudar os profissionais a trabalhar com a análise de dados e com a tecnologia”, destacou Aécio Prado.

A representante dos técnicos em contabilidade no Conselho Diretor, Maria Perpétua dos Santos, também falou sobre o seu papel. “Os técnicos possuem essa cadeira no CFC e minha função é justamente representá-los, algo que eu faço com muito orgulho, para ajudar na tomada de decisões administrativas, financeiras e patrimoniais voltadas à classe. Esse espaço também permite que eu leve e expresse os nossos anseios”, finalizou.

A programação do Seminário de Gestão contará com workshops, palestras e reuniões das vice-presidências. O evento será encerrado nesta quarta-feira (19), com a solenidade de posse da nova diretoria do CFC.

Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário
Conselho Diretor apresenta principais metas na abertura do Seminário

 

Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui