O Conselho Nacional do Turismo realizou, neste sábado, dentro do Salão do Turismo que acontece em Brasília, a reunião que deu posse aos novos integrantes e debateu diversos temas, entre eles o Plano Nacional 2024-2027 para o setor. O Plano é o instrumento que define diretrizes e estratégias que orientam as ações do poder público com o objetivo de desenvolver a atividade no país.

O Conselho é composto por representantes do governo federal, do trade e do Congresso Nacional. Ao todo, 88 entidades estão representadas. O Sebrae, que é membro do órgão colegiado, participou do encontro e pôde dialogar com os outros participantes sobre as pautas que foram debatidas. A instituição compreende que o setor é estratégico para a geração de emprego e renda e que tem dado uma contribuição importante para a inclusão social e econômica de milhões de brasileiros. A coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro  foi empossada como conselheira substituta e destacou o trabalho realizado pelo Sebrae em favor dos pequenos negócios que integram essa cadeia produtiva. “O Sebrae é uma das instituições que mais atua para estruturação de produtos turísticos e sua presença aqui mostra isso”, comemora.

A coordenadora destacou o significado do novo momento vivido pelo Conselho.  “Foram apresentadas as metas, as diretrizes e as tendências do Plano Nacional e elas são convergentes com a atuação do Sebrae no turismo. Significa dizer que nós também temos interesse no Plano porque ele contempla um conjunto de ações que têm relação direta com o universo das micro e pequenas empresas e com a nossa missão”, acrescentou.

Conduzindo a reunião do Conselho e representando o Ministério do Turismo (MTur), o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi, também destacou a participação do Sebrae. “O Sebrae tem uma capilarização importante no país, trabalha em ambientes interioranos, onde muitas vezes temos dificuldade de acessar. Possui técnicos qualificados para colaborar, então essa parceria sempre foi muito importante e vai continuar sendo.”

Fonte: SEBRAE
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