Alguns profissionais de contabilidade preferem não focar seus serviços em Microempreendedores Individuais (MEI), porém, trabalhar com esse público pode ser interessante e até mesmo rentável se feito da maneira correta.
Existem milhões de MEIs no Brasil, saber como atender esse público pode te proporcionar uma boa rentabilidade, principalmente por conta do número gigantesco de clientes, mas é preciso planejamento.
Portanto, vamos oferecer algumas dicas para os profissionais de contabilidade trabalharem com Microempreendedores Individuais.
Conheça os principais serviços solicitados pelos MEIs
Emissão de notas fiscais: Muitos empreendedores não sabem ou não querem ter o trabalho de preencher uma nota fiscal, portanto, atender um MEI e realizar esse trabalho pode ser bastante rentável para os profissionais de contabilidade.
Parcelamento de dívidas: Um serviço muito procurado por MEIs é o parcelamento de dívidas, portanto, estar pronto para atender essa necessidade de milhões de MEIs que atrasam o Documento de Arrecadação do Simples Nacional é uma ótima escolha e pode ser bastante rentável.
Envio da declaração anual do MEI: De janeiro a maio, os Microempreendedores Individuais precisam realizar o envio da declaração anual, nesta obrigação basta informar o faturamento bruto do MEI no ano-base e se ele teve algum funcionário.
Caso o MEI não tenha feito o controle do faturamento, é possível ganhar um pouco mais e oferecer mais um serviço.
Contabilidade do Microempreendedor Individual
Realize o controle do faturamento mensal do Microempreendedor Individual (MEI), de maneira simples e fácil é possível atender todos os seus clientes fornecendo relatórios mensais.
Elaborar o Relatório Mensal de Receitas Brutas e armazenar junto com as notas fiscais será um grande diferencial para os seus clientes, pois essa é uma obrigação muito negligenciada pelos empreendedores.
Pacote de serviços para MEI
Muitos empreendedores solicitam serviços simples dos seus contadores como a emissão de DAS, para facilitar a vida do seu cliente MEI e atender todas as necessidades dele, o ideal é montar um pacote de serviços e cobrar mensalidade do empreendedor.
Existem diversos sistemas que podem facilitar e agilizar o trabalho dos escritórios de contabilidade no atendimento do cliente MEI, focando em rapidez e eficiência, para atender um público maior.
Leia também:
- Contabilidade: 5 dicas para faturar mais com clientes MEI
- Delação Explosiva: Ex-Diretor das Americanas Acusa Itaú e Santander de Fraude Bilionária
- Quais são os fatores que levam profissionais de contabilidade a se aposentarem mais cedo?
- Terceira Fase da Operação Overclean: Envolve Políticos, Empresários, Agentes Públicos em 4 Estados
- Consignado CLT e antecipação do FGTS: Entenda a diferença
Ofereça um bom atendimento e conheça seu público!
Portanto, mesmo sendo possível realizar a oferta de serviços separados, o ideal é tornar o Microempreendedor Individual seu cliente, fornecendo um bom atendimento e um serviços rápido e de qualidade.
Tenha paciência e esteja pronto para explicar dúvidas básicas para os seus clientes, algo comum no atendimento a clientes MEI. Lembre-se, é importante acompanhar e orientar o seu cliente, posteriormente eles podem se tornar clientes micro ou pequenas empresas
Elabore vídeos, PDFs e imagens que simplifiquem as suas explicações no seu escritório de contabilidade
Os empreendedores precisam entender que existe a necessidade dos seus serviços, portanto, preparar alguns informes explicando mais sobre o modelo empresarial MEI pode ser interessante.
Explicações sobre o que é o DAS e quais as consequências de não enviar a declaração anual também são interessantes. Você pode indicar também nossas matérias para os seus clientes, focamos em explicações simples e objetivas para os MEIs.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O post Contabilidade: 5 dicas para faturar mais com clientes MEI apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil