Com mais de 270 atendimentos durante o ano de 2022, o convênio firmado entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) conseguiu implementar diversas ações do programa ES+Criativo. Foram mais de 20 atividades desenvolvidas e realizadas neste ano, incluindo cursos, palestras, consultorias, imersões culturais, entre outras atividades.

“A partir dessas ações nós atendemos a 159 empresas e a 118 pessoas físicas. Mas além desses números, é necessário ressaltar a transformação gerada por eles. Foram momentos que promoveram estruturação e fortalecimento de ecossistemas, network, compartilhamento de informações, novos projetos e negócios, inovação e competitividade. E o melhor é que em 2023 haverá novas entregas e resultados em todo o estado”, pontua Jéssika Tristão, analista do Sebrae/ES.

O Programa ES+Criativo, coordenado pela Secult e com apoio do Sebrae/ES e de diversas entidades representativas do estado, tem como objetivo realizar ações que contribuam para o desenvolvimento, fortalecimento e aumento da competitividade dos pequenos negócios que atuam em segmentos na economia criativa no Espírito Santo.

Ações

O convênio entre as instituições possibilitou, durante o ano de 2022, oito imersões culturais, com o objetivo de reunir empreendedores de diversos setores. Para tal, foram usadas metodologia e critérios específicos, elencando as necessidades e prioridades para o fortalecimento dos setores atendidos.

E também houve o desenvolvimento da Metodologia “Abordagem e Atuação em Ecossistemas Criativos”, uma solução de análise e organização de um ecossistema territorial criativo. “A metodologia será pilotada no Distrito Criativo de Vitória, na região do Centro, durante o ano de 2023, e sendo possível sua aplicação em qualquer território criativo”, explica Tristão.

Outra ação de destaque foi o curso “Games: o que você precisa saber para começar”, com uma turma que contou com 20 participantes. Ele foi realizado pela Microcamp, sendo oferecidos diversos conteúdos relevantes para estudantes e empreendedores em estágio inicial no setor de games.

Quem aproveitou o curso foi o empreendedor Rossini Lobo, que conheceu novas ferramentas e levou para o dia a dia do trabalho. “O curso apresentou uma gama de possibilidades, mostrando o caminho completo e passando por todas as etapas. Inicialmente, eu entrei procurando ampliar minha perspectiva de games, já que trabalho com animação em 3D. Saí de lá olhando para esse mercado de forma mais ampla, e isso foi maravilhoso. Tanto que já estou mudando de programa de modelagem de animação depois do curso, com novas possibilidades de trabalho. Essa iniciativa foi maravilhosa, e se vierem novos cursos para aprofundar eu vou me inscrever”, conta.

E ainda teve o curso “Música & Negócios”, em 2022, que contou com a participação de 100 empreendedores. O Instituto Gênesis, da PUC Rio, foi quem promoveu a atividade, que tratou de temas como marketing digital, direitos autorais, produção musical, sincronização com o audiovisual e a publicidade, dentre outros. E o músico Lucas Cassaro foi um dos participantes. “Foi uma experiência incrível. Tive contato com ótimos profissionais do mercado, pude conhecer vários músicos do meu estado e ver o quanto de potencial nós temos. Agradeço e parabenizo pela iniciativa”, disse.

Mais atividades

As Instituições realizaram, ainda, cinco turmas do CocreationLab, uma metodologia de pré-incubação de negócios, desenvolvida pela empresa catarinense TXM Business. Ao todo, quatro territórios criativos receberam as turmas, sendo uma em Patrimônio da Penha, uma em Itaúnas, uma em São Mateus e duas em Vitória.

A empreendedora Kenia Lyra ficou em primeiro lugar no pitch de uma das turmas do Cocreation Lab de Vitória. “Toda a experiência foi uma grande oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento, como um impulso significativo como empreendedora. Pude aperfeiçoar várias estratégias, entender melhor o meu negócio e qualificar ainda mais os meus produtos para o mercado”, conta.

Mais uma ação de grande envolvimento foi a consultoria para implementação da ES Film Commission, que contou com a realização de uma palestra, dois meet ups e cinco encontros de consultoria, além do curso. “Para essa ação, contamos com a São Paulo Film Commission, referência nacional em prestação de serviços de e para o audiovisual. Houve participação de realizadores e também de entidades representativas para a estruturação da ES Film Commission”, conta Tristão.

Por último, cabe ainda citar o desenvolvimento parcial da Rota Estratégica da Economia Criativa, sendo realizado o Painel de Especialistas em outubro deste ano, com o objetivo de apresentar estudos e ouvir profissionais diversos e atuantes. “Com esses dados, será possível seguir com o processo de planejamento a longo prazo, considerando as necessidades, tendências, objetivos e expectativas do setor”, alerta Tristão.

A previsão é de que a Rota Estratégica seja finalizada e entregue até abril de 2023, apresentando um plano de ação a longo prazo para a Economia Criativa do estado. O documento vem sendo desenvolvido a partir de pesquisas aprofundadas e incluindo momentos com profissionais atuantes do setor. Esse estudo é fornecido pelo Ideies, observatório da Findes.

 

Fonte: SEBRAE
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