
O Sebrae irá divulgar, no lançamento da COP30 (10/11), o Manifesto Vivo Tecelãs do Clima. O documento faz parte de uma entrega simbólica e política que marcará o início do projeto Empreendedorismo Climático Feminino, um compromisso institucional pela transição justa climática com recorte de gênero.
Essa e outras iniciativas, como o projeto Crescimento Sustentável e Jornada da Descarbonização, integram um conjunto de ações do Sebrae na COP30. Com o objetivo de reconhecer os pequenos negócios como protagonistas da transformação sustentável, as ações serão apresentadas em detalhes dentro da programação do evento internacional.
O manifesto nasceu da escuta de mulheres empreendedoras em diferentes biomas do Brasil, por meio das Oficinas e Labs Vivos Tecelãs do Clima. Ele está fundamentado na pesquisa “Por Elas, Pelo Clima”, que revela os desafios e potências das mulheres frente à crise climática.
O material também marca o posicionamento institucional do Sebrae na COP30, reconhecendo o empreendedorismo feminino como estratégia climática essencial. Segundo a pesquisa, as mulheres são consideradas líderes da regeneração do impacto causado pela crise climática.

Plataforma de crescimento
O projeto Crescimento Sustentável será marcado ainda pelo lançamento de uma plataforma que acompanha os pequenos negócios diariamente, pontuando a evolução desses empreendimentos, rumo a uma maior sustentabilidade. Atualmente, dos 8,1 mil inscritos para o Selo ESG, 48% são mulheres empreendedoras.
“É o apoio ideal para transição em direção à vanguarda do ESG, promovendo um negócio mais justo, consciente e sustentável”, afirma a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae, Georgia Nunes.
A Plataforma de Crescimento Sustentável é 100% digital e gamificada, voltada para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Ela vai oferecer uma jornada personalizada com trilhas de sustentabilidade, ESG, vendas e marketing, além de suporte consultivo, conteúdo on-line e acesso ao Selo ESG Sebrae.

Jornada de Descarbonização
Já a Jornada da Descarbonização será um projeto voluntário que conecta pequenos negócios liderados por mulheres ao mercado de carbono. O foco está em promover práticas sustentáveis e cocriar um modelo automatizado, para simplificar o acesso feminino a créditos de carbono.
Esse é um projeto piloto voluntário, cocriado com a climate tech Vankka, uma ação da startup voltada para mulheres empreendedoras do campo. As participantes passam por uma jornada que inclui letramento em carbono, mensuração simplificada de emissões, identificação de práticas regenerativas, certificação e acesso ao mercado de carbono.
O modelo é automatizado via Plataforma Vankka, que simplifica o processo e reduz o tempo de acesso ao crédito de carbono. O MVP envolve 15 negócios liderados por mulheres indígenas de Rondônia, com destaque para três empreendimentos aptos à geração de créditos de carbono.
Georgia Nunes, gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae
Palco internacional
A presença do Sebrae na COP30 busca uma troca de experiências com países que já implementaram políticas de apoio a mulheres empreendedoras em contextos climáticos, como certificações inclusivas, fundos verdes e incubadoras climáticas.
Além disso, a instituição busca trocar experiências sobre programas de formação, mentorias e intercâmbios entre mulheres empreendedoras de diferentes países, fortalecendo assim redes globais de inovação climática com protagonismo feminino.
“Dessa forma, buscaremos parcerias com bancos multilaterais, agências de cooperação e fundos climáticos internacionais para poder viabilizar linhas de crédito específicas para mulheres em negócios sustentáveis”, aponta Georgia.

O Sebrae na COP30
O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Para os empreendedores interessados em ficar por dentro das oportunidades de negócios geradas pela realização da COP30, já é possível acessar um ambiente criado pelo Sebrae para os donos de pequenos negócios de todo o Brasil.
O portal Sebrae COP30 reúne conteúdos exclusivos para quem quer se preparar para as oportunidades que o evento trará para o país e tornar seus negócios mais sustentáveis. São informações de empreendedorismo internacional, de inserção na agenda global de desenvolvimento sustentável e muitos exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


