O comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (6) sua reunião para analisar a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de um aumento de 0,5 ponto percentual, o que elevaria a atual taxa de 14,25% para 14,75% ao ano, o maior patamar desde 2006.

Como funciona?

Alguns diretores e o presidente do Banco Central se reúnem por dois dias consecutivos. A reunião ocorre a cada 45 dias para analisar e definir a Selic. Logo, no primeiro dia que se inicia hoje será analisado as principais métricas econômicas como: inflação, câmbio, atividade econômica, etc.

Segundo o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (5), a mediana das projeções dos analistas consultados pelo BC apontam para essa possível elevação, considerando o aperto monetário que foi iniciado no fim do ano passado.

Leia também: Tributação: Conheça os 10 Produtos com Mais Impostos no Brasil!

Inflação dá sinais de desaceleração

De acordo com estimativas do mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve registrar alta de 0,43% em abril, em comparação aos 0,56% de março. Mesmo com essa desaceleração, o acumulado de 12 meses ainda preocupa, com um IPCA de 5,48%.

A meta de inflação para 2025, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (ou seja, entre 1,5% e 4,5%). A expectativa atual é de que a inflação termine o ano acima do teto da meta.

Como a Selic impacta no crédito e na economia?

A taxa Selic impacta diretamente o custo do crédito e com isso o juros é elevado, o acesso a empréstimos e financiamento se tornam mais caro, o que tende a segurar um pouco o consumo e tentar conter a inflação.

Comunicado do Copom

O mercado aguarda com atenção o comunicado oficial, que deve ser divulgado na noite de quarta-feira (7). A próxima reunião do Copom está agendada para julho. Até lá, os dados econômicos devem continuar influenciando as expectativas do mercado.

Leia mais em Arquivo de Economia

Leia também:

O post Copom se reúne para definir nova taxa Selic; Entenda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil