
O estado do Rio de Janeiro se tornou o primeiro da federação a oficializar o Corpus Christi como feriado estadual. A lei que estabelece a data católica, celebrada tradicionalmente em uma quinta-feira de junho, foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (23) pelo governador Claudio Castro (PL).
Até então, o Corpus Christi, que ocorre 60 dias após a Páscoa em homenagem ao “Corpo de Cristo” e ao sacramento da Eucaristia, era apenas ponto facultativo em nível federal. A determinação de funcionamento de órgãos públicos e empresas ficava, assim, a cargo de governos e prefeituras.
Com o novo status legal, o Rio de Janeiro alinha-se a municípios que já adotavam a medida, como São Paulo, mas inova ao ser o primeiro estado a oficializar o feriado em seu âmbito.
Leia também:
- Heymondo: a seguradora digital que está mudando a forma de viajar dos brasileiros
- Câmara aprova linha de crédito para exportadores afetados por tarifas dos EUA
- Intervalos de descanso: o que a CLT diz e o que as empresas devem saber
- Corpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro
- Maquininhas Point Pro 3 e gestão integrada: como conectar suas vendas ao controle financeiro do negócio
Impacto no trabalho
A principal mudança é o impacto direto para trabalhadores e empresas. O fechamento de comércios e estabelecimentos passa a ser a regra no dia de Corpus Christi.
Além disso, quem receber a convocação para trabalhar na data terá direito a pagamento dobrado ou folga compensatória. Benefício que não se aplicava quando o dia era apenas ponto facultativo.
A tradição de a data cair em uma quinta-feira favorece a emenda com a sexta-feira, proporcionando o popular “feriadão” de quatro dias para muitas pessoas.
O post Corpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


