Imagem: Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quer colocar fim à proposta de privatização dos Correios. De acordo com o portal de notícias R7, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que compõe o governo de transição, disse que vai propor a Lula o fim do processo de privatização dos Correios.

De acordo com Paulo, o PT e Lula, são contra a privatização, “A nossa ideia é recomendar acabar com essa ideia de privatizar os Correios. Acho que eu poderia dizer até que a gente mais ou menos antevê o que o presidente pensa sobre isso”, afirmou em entrevista à imprensa no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília.

Leia Também: Correios vão leiloar 175 mil bens não entregues aos destinatários. Não deixe de conferir!

Entenda o projeto de privatização dos Correios

Desde novembro de 2021, o projeto de lei que permite a privatização dos Correios está parado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.

Em setembro deste ano, Bolsonaro disse que a venda da estatal de correspondências estaria “na reta final”, porém não há mais previsão de que o projeto saia do papel neste ano. O leilão de privatização estava previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2022,

Em 2021, a expectativa do governo era de que o relatório de privatização dos Correios fosse votado em outubro daquele ano na Comissão de Assuntos Econômico do Senado Federal. 

Desde que o projeto surgiu, algumas empresas entraram na disputa pelo Correio, como: Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre e JSL (JSLG3). 

A Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) afirmou que, na prática, todo esse processo de privatização dos Correios, caso seja realmente concretizado, irá resultar no aumento de tarifas aos consumidores, já que atualmente a empresa não gera prejuízos, muito pelo contrário.

Porém o atual Governo, nega, pois a desestatização dos Correios prevê que as tarifas do serviço postal serão reguladas pelo poder público. A proposta de venda dos Correios abrange a exploração dos serviços postais de carta, cartão postal e telegrama. 

Leia Também: Correios solicitam CPF ou CNPJ de remetentes de encomendas nacionais

Recomendação

“Vamos fazer um levantamento e recomendar. A nossa ideia é recomendar acabar com essa ideia de privatizar os Correios”, afirmou Bernardo.

Bernardo, cotado para assumir o Ministério das Comunicações no ano que vem disse, “Nós não podemos decidir nada sobre isso. Isso aqui é uma equipe de transição. Vamos fazer um levantamento e vamos recomendar. A nossa ideia é recomendar tirar, né, acabar com essa ideia de privatizar os Correios”.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a incluir nas diretrizes do programa de governo sua oposição à privatização da estatal. “Opomo-nos à privatização dos Correios, uma empresa com importante função social, logística e capilaridade em todo o território nacional”, dizia o documento.

O grupo técnico da transição já está discutindo internamente sobre o assunto, que tem encontro marcado para a próxima terça-feira (22) com uma equipe dos Correios.

Até o momento, já foram realizadas reuniões com a secretaria-executiva e com a secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, além da Anatel. “Tem que fazer uma avaliação de tudo que está sendo feito”, disse o ex-ministro.

O post Correios: Governo de transição vai sugerir fim do processo de privatização apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui